Accionistas da Semapa aprovaram oferta de troca de acções com a Portucel

Operação aprovada em assembleia-geral por 98,6% do capital presente e representado.

Foto
Plano de Pedro Queiroz Pereira mais perto de se concretizar.

Os accionistas da Semapa aprovaram esta terça-feira por quase unanimidade o lançamento de uma oferta pública geral e voluntária de aquisição das acções da empresa, que serão depois objecto de troca por títulos da Portucel.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois da realização da assembleia-geral, a Semapa informou que os dois únicos pontos da agenda de trabalhos "foram aprovados com votos favoráveis correspondentes a 98,6% do capital presente ou representado”.

De acordo com o comunicado, "encontravam-se presentes ou representados na assembleia accionistas titulares de 79.848.372 acções, correspondentes a 798.381 votos e a 74,97% do capital social da Semapa".

A operação agora aprovada tinha sido anunciada a 25 de Maio, pela Sodim, do empresário Pedro Queiroz Pereira, que detém 54,5% da Semapa, empresa que por sua vez controla 75,85 do capital da Portucel e 81% dos direitos de voto se excluídas as acções próprias detidas pela papeleira.

Com esta operação de troca, a Semapa pretende racionalizar as participações da companhia na Portucel, aumentando o free float desta última, que é de apenas 19% do respectivo capital social, para cerca de 46%, considerando as acções próprias.

Se a operação for amplamente aceite pelos accionistas, a Semapa, cotada no PSI 20, deverá sair de bolsa, disse ao PÚBLICO fonte oficial da empresa maioritariamente controlada pelo empresário Pedro Queiroz Pereira.

Sugerir correcção
Comentar