E à quinta proposta, haverá casamento entre duas rivais do mundo da cerveja

AB Inbev melhorou mais uma vez a oferta sobre a SABMiller e consegue acordo com os accionistas. Juntas produzem um terço da cerveja mundial e representam metade dos lucros da indústria.

Foto
Melhoria da proposta deve permitir casamento entre gigantes da indústria cervejeira. NUNO FERREIRA SANTOS

A AB InBev, a maior produtora de cerveja do mundo, e a sua maior rival em quota de mercado, a SABMiller, concordaram finalmente em unir destinos e criar o maior gigante do sector, responsável pelo fabrico de um terço da cerveja em todo o mundo e por metade do lucro da indústria. Depois de quatro tentativas falhadas da AB InBev, que produz marcas como a Budweiser ou Corona, à quinta foi de vez.

A SABMiller, dona da Peroni e Grolsh, aceitou o pacote de acções e dinheiro oferecido pela belga-brasileira, no valor de 69 mil milhões de libras (92,3 mil milhões de euros) pelas contas da Reuters, uma melhoria face aos 67 mil milhões de libras oferecidos na segunda-feira (90,5 mil milhões de euros). A proposta inicial era, aliás, de 65 mil milhões (87,8 mil milhões de euros), o que significa que o valor foi melhorado em quatro mil milhões de libras

Em comunicado, a SABMiller anunciou nesta terça-feira que as duas gigantes cervejeiras chegaram a um acordo de princípio sobre os termos da oferta, segundo o qual os “accionistas da SABMiller teriam direito a receber 44 libras por acção, em dinheiro, com um pacote alternativo de acções disponível para aproximadamente 41% das acções”. A oferta em dinheiro representa um aumento de perto de 50% face ao valor das acções da empresa no fecho da bolsa de 14 de Setembro.

Na segunda-feira, a AB InBev tinha aumentado de 42,15 libras para 43,50 libras o valor a oferecer (em dinheiro) por cada acção da rival, podendo os investidores, se assim o desejarem, receber uma parte em dinheiro (por um valor inferior por acção, de 3,56 libras que foi aumentado para 3,7788 libras) e outra em acções da nova empresa. Foi assim que a gigante cervejeira convenceu o conselho de administração da SABMiller.

A tabaqueira Altria (proprietária da Marlboro) é a maior accionista e já tinha dado luz verde ao negócio e, neste período profícuo em tentativas por parte da Ab InBev, apelou ao conselho de administração para se envolver “sem demoras de forma construtiva com a AB InBev para que chegue a acordo sobre os termos da oferta”.

A segunda maior produtora de cerveja, de origem britânica e sul-africana, pediu uma extensão do prazo de duas semanas para que a rival apresente formalmente ao regulador de mercado a oferta. O prazo final era até quarta-feira às 17h, mas com este pedido estende-se até 28 de Outubro.

A fusão é a maior na história empresarial do Reino Unido, ultrapassando a do BG Group com a Shell, no valor de 47 mil milhões de libras. Segundo a Bloomberg é, até agora, a maior de 2015. Entra ainda para o terceiro lugar do ranking das maiores concentrações do mundo, depois da da Vodafone com a Mannesmann em 1999 e da Verizon Communications e Verizon Wireless em 2013, segundo a consultora Dealogic. Em declarações recentes, Carlos Brito, presidente executivo da AB InBev, acredita que a combinação dos dois negócios iria “criar a primeira cervejeira verdadeiramente global”. A própria AB InBev nasceu em 2004 da junção da brasileira Ambev e da belga Interbrew, que detinha a Stella Artois.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários