Air Luxor tem nova empresa certificada e pronta para voar

Companhia aérea Hi Fly recebe certificado de operador aéreo que permite realizar voos intracomunitários e não regulares

A nova companhia aérea Hi Fly, ligada ao grupo Mirpuri, também proprietário da Air Luxor, recebeu esta semana do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) o certificado de operador aéreo (COA), necessário para que a empresa realize voos regulares dentro da União Europeia e ligações charter para fora do espaço comunitário - estas últimas, depois de autorizadas pela autoridade que regula o transporte aéreo em Portugal.A empresa em causa foi constituída em meados de 2005 e foi licenciada pelo INAC ainda antes do final desse ano. "Esta nova empresa do sector cumpriu todos os requisitos de licenciamento de empresas de transporte aéreo impostos pela legislação comunitária aplicável em toda a União Europeia", afirma a entidade reguladora. Já esta semana, a Hi Fly recebeu o COA, que inclui uma única aeronave propriedade de uma empresa de leasing norte-americana.
Ao mesmo tempo, a Air Luxor aguarda uma sentença do Tribunal do Comércio de Lisboa relativa a um pedido de insolvência da companhia aérea, interposto em 2005 por uma empresa de leasing de aeronaves, a Singapore Aircraft Leasing Enterprise (SALE). A empresa de Singapura acusa a Air Luxor de não pagar uma dívida de 5,2 milhões de euros. E no próprio pedido de insolvência, interposto no final do ano passado, alega que a transportadora portuguesa criou uma congénere para onde estará a transferir as suas actividades.
Por sua vez, o INAC sustentou ontem que a nova companhia "é uma pessoa colectiva completamente distinta da Air Luxor", tratando-se de "duas realidades jurídicas completamente autónomas e independentes". O instituto acrescenta que não tem conhecimento de qualquer "transferência de activos entre a Air Luxor e a Hi Fly".
Se em termos jurídicos isto é assim, a verdade é que, ainda em 2005, a Air Luxor fez desaparecer a sua marca comercial e substituiu-a pela marca Hi Fly, justificando esta medida com a necessidade de renovar a imagem da transportadora. Hi Fly passou desde então a identificar os aviões operados pela Air Luxor e também o site da empresa.
Hi Fly ainda sem voos
De acordo com uma fonte oficial do INAC, a nova companhia aérea ainda não está a realizar voos entre Portugal e outros países. Até agora, não houve também pedidos da parte da nova empresa ligada à família Mirpuri para realizar voos charter.
Entretanto, a Air Luxor já cessou praticamente toda a actividade. Os voos charter passam, a partir de Maio, a ser operados pela concorrente EuroAtlantic. Nas ligações regulares, resta a operação para São Tomé e Príncipe e a Guiné-Bissau, entregue a duas subsidiárias locais da empresa. No início de Abril, foram despedidos 150 funcionários, quase um terço dos 500 efectivos da transportadora aérea.

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