Doença dos pezinhos

Todos os tópicos

Entre Janeiro e Setembro deste ano foram feitos apenas 67 mil testes do pezinho, menos 6500 que em igual período de 2011. Isto significa que 2012 ficará para a história como o ano em Portugal com menos bebés de que há registo.

  • Entre Janeiro e Setembro deste ano foram feitos apenas 67 mil testes do pezinho, menos 6500 que em igual período de 2011. Isto significa que 2012 ficará para a história como o ano em Portugal com menos bebés de que há registo.

  • O tafamidis, aprovado em 2011 pela Agência Europeia de Medicamentos e pela Comissão Europeia para o tratamento da doença dos pezinhos - e que se espera que comece a ser distribuído gratuitamente a doentes em Portugal, o mais tardar, em Julho -, funciona impedindo que os complexos formados pela proteína responsável pela doença se desintegrem e se partam ao meio. Esta é a conclusão a que chegaram agora cientistas norte-americanos, entre os quais o inventor do tafamidis, Jeffery Kelly, do Instituto de Investigação Scripps de La Jolla, na Califórnia. Os seus resultados foram publicados na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences.

  • Um grupo de doentes com paramiloidose (conhecida como doença dos pezinhos) continua à porta do Ministério da Saúde (MS), em Lisboa, à espera de uma resposta acerca do medicamento Tafamidis em Portugal.

  • O Infarmed reiterou hoje que a eficácia terapêutica do Tafamidis é de 22%, argumentando que a estabilização da doença verificada nos doentes que tomaram placebo tem de ser subtraída aos resultados observados nos pacientes que tomaram o medicamento.

  • Um ensaio clínico internacional que envolveu 78 doentes de dois hospitais em Portugal mostrou ser capaz de travar a progressão da paramiloidose, conhecida como “doença dos pezinhos”. .

  • A cientista Maria João Saraiva investigadora do Instituto de Biologia Molecular e Celular e professora catedrática de Bioquímica da Universidade do Porto venceu o Prémio Gulbenkian Ciência 2009, instituído pela Fundação Calouste Gulbenkian. A distinção foi-lhe atribuída pelo trabalho desenvolvido na área da biomedicina, em particular na investigação dos mecanismos da polineuropatia amiloidótica familiar ou PAF, vulgarmente conhecida por paramiloidose ou Doença dos Pezinhos.

  • O ministério da Saúde ordenou ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) que elabore o “Registo Nacional da Paramiloidose”, vulgarmente conhecida por “doença dos pezinhos” e que afecta, de forma significativa, as comunidades da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. Aliás, a doença foi identificada em 1953 pela primeira vez em Portugal pelo neurologista Corino de Andrade (recentemente falecido), após ter observado vários casos oriundos dos dois concelhos.

  • Uma investigação em curso na Universidade de Coimbra permitiu caracterizar os mecanismos moleculares que originam a "doença dos pezinhos" e está a avançar na pesquisa de novos fármacos para combater a progressão da patologia, foi hoje anunciado. Em Portugal há mais de 500 famílias afectadas e perto de dois mil doentes sintomáticos.