DocLisboa

Todos os tópicos

Depois de Locarno, na Suíça, onde estrearam “A última vez que vi Macau”, João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata vão levar o filme a Toronto e Nova Iorque e em Portugal vão apresentá-lo no DocLisboa.

  • Depois de Locarno, na Suíça, onde estrearam “A última vez que vi Macau”, João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata vão levar o filme a Toronto e Nova Iorque e em Portugal vão apresentá-lo no DocLisboa.

  • A organização do Doclisboa já decidiu quais são os filmes de abertura e encerramento da 10ª edição do festival. A película realizada pelos portugueses João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, "A última vez que vi Macau" vai iniciar o festival e "Cesare Deve Morire", de Paolo Taviani e Vittorio Taviani, encerrará o Doc.

  • “É na Terra, Não é na Lua”, o inclassificável documentário/diário/filme-ensaio de Gonçalo Tocha sobre a ilha açoriana do Corvo, ganhou o prémio máximo do DocLisboa 2011, o Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor longa ou média-metragem, atribuído pelo júri presidido pelo historiador Peter von Bagh. O palmaré foi anunciado na noite de sábado na sessão oficial de encerramento do certame antes da projecção de “Photographic Memory”, de Ross McElwee.

  • O documentário “Com que voz”, que conta a história de Alain Oulman, considerado um compositor que inovou o fado de Lisboa, estreia hoje nas salas de cinema. O documentário, realizado pelo filho do compositor, Nicholas Oulman, foi apresentado pela primeira vez no festival DocLisboa, em 2009, tendo arrebatado o prémio para a melhor primeira obra. “Alain Oulman passou pelo mundo quase como um anjo, de tal forma as pessoas falam dele, afetuosa e carinhosamente”, disse o realizador.

  • A investigadora brasileira Anna Glogowski é a nova directora do festival DocLisboa, anunciou ontem a Apordoc, Associação pelo Documentário. Glogowski, que substitui no cargo Sérgio Tréfaut à frente do mais importante festival de cinema português dedicado ao documentário, já estava envolvida com o DocLisboa desde 2007, tendo participado na selecção e programação de documentários portugueses. Foi também directora de documentários da estação de televisão francesa Canal + entre 1984 e 2002.