União Europeia quer reduzir desperdício alimentar para metade até 2025. O que temos que fazer para isso?

Foto
Para reduzir perdas muito do trabalho tem de ser feito pelas famílias PAULO PIMENTA

Há formas de reduzir as perdas de comida em Portugal - e o estudo Do Campo ao Garfo - Desperdício Alimentar em Portugal propõe algumas. Muito do trabalho terá de ser feito pelas famílias, mas há medidas que dependem do Estado, dizem os investigadores, lembrando que o Parlamento Europeu propôs que 2014 seja o Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar e pediu à Comissão "medidas concretas destinadas a reduzir para metade o desperdício alimentar até 2025".

No consumo privado, o estudo faz algumas recomendações práticas, a partir das conclusões que tirou das entrevistas a 41 famílias. Os problemas identificados como causas directas do desperdício foram: não planear as refeições e não utilizar listas de compras; gestão pouco eficiente dos stocks de alimentos; não armazenar convenientemente; comprar produtos frescos e perecíveis que não são consumidos a tempo; deixar passar os prazos de validade. As recomendações são respostas directas: planeamento de compras e menus; informação sobre armazenamento; escolha de embalagens com a quantidade adequada; atenção aos prazos de validade.

"Uma grande componente deste projecto é a comunicação. Temos que pôr as pessoas a falar sobre o desperdício alimentar. Ninguém quer desperdiçar, mas às vezes fazemo-lo sem ter consciência disso", afirma Sofia Vaz, uma das responsáveis do estudo. Inês Campos, outra das autoras, lembra que já existem campanhas como a Love Food, Hate Waste, no Reino Unido. Quanto ao Estado, "não deve ter um papel central, mas sim um papel de facilitador", defende.

O estudo propõe a "revisão da política de subsídios [à produção agrícola] que, de certo modo, promove o desperdício". No passado, a Política Agrícola Comum "induziu o desligamento entre a oferta e a procura, com resultados que foram nalguns casos verdadeiramente catastróficos". Com a negociação da nova PAC surge a "oportunidade para integrar o objectivo da redução do desperdício", alterando os mecanismos de apoio.

É também importante "investir numa cadeia de proximidade entre o produtor e o consumidor", através de incentivos ao comércio local e a mercados como alternativas à grande distribuição. Ligada a isso está a adequação da oferta às necessidades dos consumidores: embalagens mais pequenas e venda de produtos não embalados.

Por fim, o estudo defende a necessidade de regras mais flexíveis, que permitam a venda, doação e aproveitamento de alimentos que possam ser menos bonitos, menos homogéneos, mas que são, apesar disso, bons para o consumo. Isso já está a acontecer com alguns projectos existentes em Portugal, como o Dariacordar ou o Refood, de reaproveitamento de refeições, que irão estar presentes numa mesa-redonda sobre desperdício alimentar quinta-feira, a partir das 15h, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

Sugerir correcção