Zenit vence na Bélgica e tem um pé na Liga dos Campeões

Nenhuma das equipas da casa conseguiu vencer no play-off de acesso à Liga dos Campeões.

Foto
Villas-Boas viu o "seu" Zenit vencer na Bélgica OLGA MALTSEVA/AFP

A primeira mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões não foi favorável às equipas que jogaram em casa na quarta-feira. Ninguém venceu, mas nada ficou decidido. O Zenit foi sempre superior ao Standard Liége e a vitória por 1-0 pecou apenas por defeito.

Com Jorge Teixeira a titular na defesa da equipa belga e Danny no “onze” inicial de André Villas-Boas (Luís Neto não saiu do banco), o Standard apresentou muitas debilidades e pouco incomodou o adversário. Aos 14’, Hulk obrigou o guarda-redes Kawashima a uma boa defesa e, dois minutos depois, a resistência dos belgas foi vencida. Danny amorteceu com o peito para Hulk que com um cruzamento rasteiro fez chegar a bola a Shatov, que atirou de primeira para a baliza.

O Zenit não tirou o pé do acelerador e ainda na primeira parte poderia ter dilatado a vantagem. Rondón viu o seu remate (45'+2') a encontrar a barra da equipa da casa.

Na segunda parte, o Standard tentou reagir, imprimindo mais velocidade ao seu ataque, mas continuou o Zenit a mandar no jogo. Aos 70’, Danny, que capitaneou o Zenit, poderia ter marcado, mas rematou ao poste.

O Celtic viajou até à Eslovénia para defrontar o Maribor, mas esteve longe de confirmar o maior favoritismo que lhe era atribuído. Os campeões escoceses até marcaram cedo, logo aos 6’ por McGregor, colocando em perspectiva um resultado volumoso. Mas o Maribor reagiu bem à desvantagem. Bohar recebeu um passe isolado (16’) e repôs a igualdade que se manteve até final.

O Celtic ainda dispôs de uma ocasião para se adiantar de novo no marcador, através de um cabeceamento salvo em cima da linha (22’) pela defesa do Maribor. A partir daí, a equipa eslovena não baixou os braços e procurou o golo da vitória, fazendo tremer a defesa escocesa em várias ocasiões, valendo em três ocasiões as mãos de Craig Gordon (26’, 59’ e 83’).

O APOEL alcançou um empate (1-1) precioso na visita à Dinamarca frente ao Aalborg. A equipa da casa foi superior durante toda a partida e adiantou-se no marcador por Thomsen (16’). Aos cipriotas valeu o golo de Vinicius, antigo jogador do Sp. Braga, com assistência de Tiago Gomes (Mário Sérgio e Nuno Morais também foram titulares).

Num jogo apitado por Olegário Benquerença, o Slovan Bratislava também não conseguiu ir além de um empate (1-1) com o BATE Borisov. Os bielorrussos estiveram perto de sair da Eslováquia com uma vitória (autogolo de Jablonsky aos 44’), mas Vittek fez o golo da igualdade aos 80’.

Liga dos Campeões

Play-off, 1.ª mão

Maribor (Esl)-Celtic (Esc) 1-1

Aalborg (Din)-APOEL (Chi) 1-1

Sl. Bratislava (Esv)-BATE (Bie) 1-1

St. Liège (Bel)-Zenit (Rus) 0-1

Lille (Fra)-FC Porto (Por) 0-1

Os jogos da segunda mão disputam-se a 26 de Agosto.

Sugerir correcção
Comentar