Simon Yates vence na Vuelta

Foi a primeira vitória do britânico na Volta a Espanha. Principais favoritos não tiveram problemas, nesta quinta-feira

Foto
Foi a primeira vitória do britânico Simon Yates na Volta a Espanha DR

Simon Yates (Orica) venceu a sexta etapa da Volta a Espanha. O ciclista britânico - irmão gémeo de Adam Yates - atacou já dentro dos últimos cinco quilómetros e ninguém teve capacidade para responder ao sétimo classificado do Paris-Nice 2016. Foi a primeira vitória de Simon Yates na Volta a Espanha. A cerca de 20 segundos, chegaram Luis Leon Sanchez (Astana) e Fabio Felline (Trek), que fecharam o pódio de uma etapa que não trouxe alterações significativas na classificação geral.

Depois de ter estado na fuga do dia, o português José Mendes terminou no top-20 desta sexta etapa.

Uma etapa "traiçoeira" e difícil de prever

A sexta etapa da Volta a Espanha trouxe um percurso singular. A tirada começou em Monforte de Lemos, na Galiza, e terminou em Luintra, também na Galiza. Estas duas localidades são conhecidas por fazer parte da Ribeira Sacra, área já candidata a património mundial da UNESCO, devido à rica herança arquitectónica, vinícola e natural. Certo é que, apesar de estas localidades estarem separadas por cerca de 40 quilómetros, os ciclistas andaram “às voltinhas” e o pelotão da Vuelta fez 163,2 quilómetros, nesta quinta-feira. As “voltinhas” não foram particularmente difíceis, numa etapa com poucas dificuldades montanhosas.

Ainda assim, a contagem de montanha de segunda categoria, a cerca de 50 quilómetros do fim, e o final de etapa “traiçoeiro”, com estradas irregulares e com muitas curvas e pequenas inclinações, dificultaram a previsão quanto aos favoritos. Era um bom dia para vingar uma fuga, mas também para puncheurs como José Gonçalves, Philippe Gilbert, Zdenek Stybar ou até Valverde.

A etapa começou com os ciclistas italianos na frente do pelotão. Os compatriotas das vítimas do trágico terramoto foram chamados a prestar uma homenagem no início da tirada. José Gonçalves era apontado como um ciclista a ter em conta para esta etapa, mas foi outro português, José Mendes, quem mais se destacou. Depois de muitas tentativas de fuga, todas anuladas pelo pelotão, um grupo de onze ciclistas conseguiu ganhar vantagem. Entre eles estava José Mendes, que era o fugitivo mais bem colocado na classificação geral e que mais ameaçava a camisola vermelha de Atapuma.

O pelotão, no entanto, conseguiu manter a fuga com “trela curta”, não deixando que a vantagem passasse dos três minutos. Com a vantagem a diminuir, Omar Fraile, um dos fugitivos, atacou na frente da corrida e seguiu sozinho. Após alguns quilómetros isolado, Fraile foi apanhado por três dos anteriores companheiros de fuga e houve troca na liderança. Fraile ficou para trás e foi Mathias Frank a seguir sozinho.

Já dentro dos últimos cinco quilómetros, Daniel Moreno e Simon Yates “saltaram” do pelotão, com o britânico a ultrapassar o fugitivo Frank e a deixar Moreno para trás. Aos 24 anos, o ciclista nascido em Bury, na zona de Manchester, conseguiu a maior vitória da sua carreira.

Na classificação geral, Darwin Atapuma continua a liderar, com 28 segundos de vantagem para Alejandro Valverde e 32 para Chris Froome. Quanto aos portugueses, José Mendes é o que está mais bem colocado e está "à porta" do top-20 (é 21.º, a 2m51s de Atapuma.Tiago Machado é 83.º, a 35m21s, enquanto José Gonçalves ocupa a 95.ª posição, a 38m08s. Sérgio Paulinho (130.º, a 48m51s) e Mário Costa (169.º, a 58m25s) são os portugueses mais atrasados na classificação geral.

Nesta sexta-feira, na sétima etapa, a Vuelta despede-se da Galiza e segue para Castela e Leão, numa etapa entre Maceda e Puebla de Sanabria.

Sugerir correcção
Comentar