Não é mentira: Wolfswinkel fez um hat-trick e o Sporting venceu em Braga

Ponta-de-lança holandês reencontrou-se com os golos e projecta equipa para o oitavo lugar. Minhotos atrasam-se na luta pela Liga dos Campeões e para a semana vão ao Dragão defrontar o FC Porto.

Foto
Wolfswinkel voltou a ser decisivo, com três golos Miguel Riopa/AFP

Apetece usar um velho lugar-comum do futebol: foi um jogo com duas partes distintas. A primeira parte foi intensa e teve quatro golos, mas no segundo tempo o ritmo da partida baixou e o marcador tardou em sofrer novas alterações. Foi preciso esperar para o período de compensação, para ver o terceiro golo de Van Wolfswinkel em Braga, que deu o triunfo à sua equipa (3-2).

O hat-trick do ponta-de-lança holandês consumou-se no último lance da partida, aproveitando o balanço ofensivo do Sporting de Braga.

Os “leões” conseguiram colocar cinco unidades num lance de ataque, André Martins cruzou na direita e Wolfswinkel aproveitou a falta de marcação para fazer, de cabeça, o golo do triunfo sportinguista.

Até então, o segundo tempo tinha sido morno e dominado quase por inteiro pela equipa da casa.

Não podia haver maior contraste com o primeiro tempo, que foi jogado a um rimo altíssimo e com dois golos para cada lado.

O Sporting marcou cedo, por Ricky van Wolfswinkel, logo aos oito minutos, num lance idêntico ao do golo do triunfo: cruzamento de Cédric para o remate de cabeça do avançado.

O empate do Braga surgiu aos 25 minutos, através de um herói improvável, o lateral Elderson.

Quatro minutos depois, Wolfswinkel, de pé esquerdo, deu a melhor sequência a um primoroso passe de Capel.

O jogo não estava para pausas e não demorou muito a aparecer novo golo.

Aos 35 minutos, o Sp. Braga voltou a empatar, num cabeceamento de Carlão, que Rui Patrício não conseguiu parar.

O segundo tempo começa com ascendente do Sp. Braga, empurrado pelo irrequieto João Pedro que tinha entrado ao intervalo.

No primeiro lance em que tocou na bola, obrigou Patrício a defender para canto. Os da casa mantiveram a vocação ofensiva e mandavam por completo no jogo.

O domínio territorial da equipa da casa acentuou-se depois do minuto 70, quando Joãozinho foi expulso.

O lateral cai na área, é tocado aparentemente sem falta, mas não há simulação. O árbitro Jorge Sousa entendeu o contrário e expulsou o “leão” por acumulação de amarelos.

A equipa de José Peseiro podia ter chegado ao golo na fase final do encontro.

Teve duas oportunidades ao minuto 85: desvio de Elderson que passou à boca da baliza e remate de Viana desviado por Patrício. E no último minuto do tempo regulamentar Micael, em excelente posição atirou ao lado.

Depois, valeu outra velha máxima do futebol: quem não marca arrisca-se a sofrer.

Wolfswinkel completou o hat-trick e fez o Sporting manter viva a chama da Europa.

Notícia corrigida terça-feira, às 11h35, rectificando o autor do cruzamento para o primeiro golo do Sporting

Sugerir correcção
Comentar