Williams mais perto e Sharapova mais longe

Só Simona Halep tem garantida a presença nas meias-finais do Masters feminino.

Foto
Sharapova durante o encontro com Kvitova Edgar Su/Reuters

Serena Williams fez o que estava ao seu alcance para se qualificar para as meias-finais do BNP Paribas WTA Finals, ao vencer a estreante Eugenie Bouchard. Mas a norte-americana está ainda dependente do derradeiro encontro do Grupo Vermelho, na esperança que Simona Halep ganhe um set a Ana Ivanovic. Para já, a vitória de Serena confirmou Halep como a primeira semifinalista do torneio que encerra o WTA Tour.

Vinte e quatro horas depois de ter marcado somente dois jogos diante de Halep, a líder do ranking precisou de somente 57 minutos para derrotar Bouchard (5.ª), com um duplo, 6-1. “O dia de ontem foi difícil para mim, mas tenho de o atirar para trás. O meu treinador ajudou-me mesmo a fazer isso e a focar-me no de hoje e no facto de ainda estar no torneio”, revelou Serena.

Nesta sexta-feira, Halep – a segunda romena a chegar às meias-finais do Masters, depois de Irina Spirlea, em 1997 (perdeu com Jana Novotna) e 1998 (com Martina Hingis) – defronta Ivanovic, que perdeu com Serena mas venceu Bouchard. Se a tenista sérvia vencer em dois sets, será preciso saber quem tem maior percentagem de jogos ganhos, Serena ou Ivanovic.

Afastada com três derrotas noutros tantos encontros, ficou Bouchard. A canadiana iniciou a época fora do "top-30", mas foi subindo até ao "top-5", graças, principalmente, a uma final em Wimbledon e meias-finais na Austrália e em Roland Garros. A estreia no Masters foi encarada como uma experiência “louca e, ao mesmo tempo, agradável” e confessou ter ficado surpreendida com o ambiente feérico da entrada das jogadoras no court, o que a levou a descrever no twitter: “Hunger Games”. “Como se nós fossemos saindo, só uma pessoa fica em pé. Foi intenso”, explicou.

“Tenho aprendido imenso, sobre mim, sobre estar ao nível mais alto de um desporto profissional, disputar grandes encontros, contra grandes jogadoras, ter que lidar com a pressão depois de ter estado tão bem. Sinto que ainda tenho muito para aprender e para progredir. Hoje, frente à melhor do mundo, levei uma sova mas diverti-me. Isso motiva-me a tentar ser melhor”, frisou Bouchard.

No Grupo Branco, tudo está ainda em aberto com três jogadoras – Caroline Wozniacki, Agnieszka Radwanska e Petra Kvitova – com grandes possibilidades de apuramento. Maria Sharapova (2.ª) está em pior situação, pois voltou a perder, agora, frente a Petra Kvitova (3.ª).

“Fiquei muito desapontada quando perdi com Aga, nem sabia o que estava a fazer naquele encontro. Não treinei hoje e apenas relaxei e limpei um pouco a minha cabeça. Sabia que tinha jogo para vencer Maria, pois joguei bem com ela na final de Pequim”, disse Kvitova, após vencer, por 6-3, 6-2.

Wozniacki (8.ª) somou a segunda vitória ao bater a amiga polaca, Radwanska (6.ª), por 7-5, 6-3. Nesta sexta-feira tudo ficará decidido nos duelos Sharapova-Radwanska e Kvitova-Wozniacki.

Sugerir correcção
Comentar