Wesley So é a surpresa no memorial Gashimov

Xadrezista de 21 anos está a impor-se aos principais nomes da modalidade.

Foto
Wesley So está a surpreender no Azerbaijão DR

O norte-americano de origem filipina, Wesley So, está a ter um início fabuloso no memorial Gashimov, que se está a realizar na cidade de Samkhir, Azerbaijão, encontrando-se isolado no comando da prova, somando 3,5 pontos dos quatro possíveis, superiorizando-se mesmo ao campeão mundial, Magnus Carlsen, que segue na segunda posição com menos meio ponto.

So, de 21 anos e que muito recentemente entrou no "top-10" da modalidade, onde ocupa a sexta posição, está a realizar apenas o seu segundo torneio entre a elite da modalidade mas a sua inexperiência não o impediu de vencer o holandês Anish Giri, o britânico Michael Adams e o azerbaijano Rauf Mamedov, cedendo apenas um empate frente a Vladimir Kramnik na única partida onde esteve sob alguma pressão.

Com cinco jornadas para disputar ainda nada está decidido e o jovem norte-americano ainda tem pela frente alguns dos adversários teoricamente mais fortes mas a forma como tem dominado os seus rivais tem impressionado.

Carlsen também está a realizar uma excelente prova, tendo vencido o número dois mundial, Fabiano Caruana, e o outro representante do país organizador, Shakhtiar Mamediarov, mas na ronda inaugural, esteve quase a proporcionar ao indiano Viswanthan Anand, a quem depôs do trono, uma pequena vingança, salvando-se da derrota por uma unha negra.

Carlsen, que partilhou a liderança até esta segunda-feira, deixou So isolar-se ao não conseguir melhor que a igualdade no confronto com Adams.

Na terceira posição com 2,5 pontos segue Kramnik, enquanto Anand e o francês Vachier-Lagrave, que ainda só empataram, partilham a quarta posição.

Na segunda metade da tabela encontram-se Mamediarov, Mamedov, Caruana e Giri, todos com uma derrota e três empates, encerrando a classificação Adams que já perdeu por duas vezes.

Sugerir correcção
Comentar