Volta a Portugal leva para as estradas o clássico FC Porto-Sporting

A 78.ª edição da prova, arranca nesta quarta-feira, em Oliveira de Azeméis e que conta com três campeões da competição.

Foto
A equipa W52-FC Porto, em que Gustavo Veloso está integrado DR

A 78.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta arranca esta quarta-feira, com o prólogo de 3,6km em Oliveira de Azeméis. A prova – que finda em Lisboa - tem uma duração de 11 dias, contempla dez etapas e terá 18 equipas a disputar o título. Destaque para o regresso à modalidade de FC Porto e Sporting, que assim transportam para as estradas portugueses a rivalidade entre os dois clubes. Estarão ainda presentes três antigos campeões da Volta.

Com uma tirada de 3,6km, o prólogo disputa-se em Oliveira de Azeméis, num percurso relativamente plano, mas que conta com uma descida acentuada à entrada dos últimos 1000 metros.

O espanhol Gustavo Veloso – vencedor da prova em 2014 e 2015 – será o último ciclista a partir, quase duas horas depois do francês Clement Penven (Armee de Terre) iniciar o percurso às 15h03. Apontado como o grande favorito à revalidação do título, o galego que representa a W52-FC Porto teve uma época discreta, marcada pela fractura de duas costelas após uma queda na Volta ao Alentejo. No entanto, deu provas de que estará a regressar à sua melhor forma, após vencer a última etapa no Troféu Joaquim Agostinho.

Veloso perdeu a prova no Alentejo para o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), que nesta terça-feira apontou como meta vestir a camisola amarela no contra-relógio final, bem como vencer a corrida. "Estou aqui para tentar ganhar, o contra-relógio é muito importante, trabalhei muito para esta prova. Vou tentar chegar a Lisboa com a amarela e ganhar a Volta", realçou o ciclista, à margem da apresentação oficial da corrida.

O italiano realçou que, a par de Veloso, Alejandro Marque (LA-Antarte), vencedor em 2013, e o português Jóni Brandão (Efapel), vice-campeão no ano passado, são os principais adversários "porque estão fortes e conhecem a corrida".

Tal como Nocentini, Marque assumiu a ambição de vencer a competição, depois de ter findado em terceiro no ano transacto.

“Não correu como esperava, ganhar é sempre mais bonito, mas chegar ao pódio não foi mau, depois de um ano parado. Este ano espero subir dois degraus. A minha Volta passa por minimizar as diferenças todos os dias para chegar na luta ao contra-relógio. É a maneira que posso correr, mas se houver algum momento para poder ganhar vantagem, tanto melhor”, referiu o espanhol.

Considerado como o favorito para colocar um fim à hegemonia galega que perdura desde 2011, Jóni Brandão ambiciona alcançar o primeiro lugar do pódio da Volta, rejeitando qualquer tipo de pressão na competição.

“É sempre bom chegar à Volta sabendo que estamos bem, espero que tudo corra dentro da normalidade. No ano passado fui segundo, [este ano] espero melhorar. A responsabilidade é a mesma porque sei o que quero. Não é por ter portugueses ou não, sei que tenho de estar forte, mas é bom saber que posso ganhar”, assumiu.

A 78.ª edição da Volta a Portugal disputa-se entre 27 de Julho e 7 de Agosto, começando em Oliveira de Azeméis e terminando em Lisboa. Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar