Vitória da Argentina com autogolo mais rápido e fim de jejum de Messi

Avançado marcou, após ter ficado em branco no Mundial 2010.

Foto
Messi festeja o regresso a golos em Mundiais Michael Dalder/Reuters

A Argentina estreou-se no Mundial 2014, com um triunfo por 2-1 sobre a Bósnia-Herzegovina, num jogo que ficou marcado pelo autogolo mais rápido da história dos Mundiais e pelo regresso de Messi aos golos, após ter ficado em branco no África do Sul 2010.

O Maracanã voltou a receber um jogo de um Mundial de futebol, 64 anos depois do famoso “Maracanaço”, em que o Uruguai ganhou o título mundial perante 200 mil adeptos brasileiros.

E logo no terceiro minuto de jogo, o estádio do Rio de Janeiro voltou a ser palco de um momento histórico, em menor dimensão, claro: o bósnio Kolasinac teve a infelicidade de introduzir a bola na própria baliza, marcando o autogolo mais rápido da história dos Mundiais (144 segundos).

Com o benfiquista Garay e o sportinguista Rojo na equipa titular, a Argentina entrava no jogo da melhor forma. Os minutos seguintes, no entanto, mostraram que o esquema de cinco defesas montado pelo seleccionador Alejandro Sabella estava longe de funcionar.

O ataque argentino ressentiu-se da falta de atacantes e médios e a defesa não funcionou particularmente bem. O guarda-redes Romero teve de aplicar em várias ocasiões, especialmente para defender um cabeceamento de Lulic aos 41’.

Ao intervalo, Sabella trocou Campagnaro e Maxi Rodríguez por Fernando Gago e Higuaín, regressando ao esquema habitual.

A Argentina passou a atacar melhor e a prova disso foi o 2-0, apontado por Messi, após uma grande jogada de entendimento com Higuaín (65’). O avançado do Barcelona, que tinha marcado no Mundial 2006 e ficado em branco em 2010, quebrou o jejum.

Já na parte final, Ibisevic reduziu para Bósnia, na sequência de uma boa desmarcação (84’). Mas já era tarde de mais para os bósnios, que estiveram quase a sofrer o 3-1 no tempo de compensações.

A Argentina lidera o Grupo F, com três pontos, ficando à espera do Irão-Nigéria desta segunda-feira.

Ficha de jogo, estatísticas e comparação entre jogadores

Sugerir correcção
Comentar