Vítor Pereira: "Somos os únicos a representar Portugal nos 'oitavos' da Champions"

O treinador do FC Porto fez questão de sublinhar o trajecto positivo dos portistas na Liga dos Campeões. Quanto ao jogo contra o Moreirense, o empate não lhe passa pela cabeça.

Foto
Vítor Pereira confiante no regresso aos triunfos do FC Porto DR

O treinador Vítor Pereira minimizou nesta quinta-feira as duas derrotas seguidas sofridas pelo FC Porto e assegurou que só pensa na vitória no jogo de sábado com o Moreirense, da 11.ª jornada da I Liga.

“O jogo com o Moreirense seria sempre importante, mesmo o FC Porto vindo de duas vitórias. O empate não nos passa sequer pela cabeça. É um jogo de vitória, após duas derrotas, como seria sempre um jogo de vitória, mesmo após dois triunfos”, disse o treinador portista.

Vítor Pereira, que falava no final do treino dos “dragões”, no Olival, recordou que “o FC Porto é o líder da I Liga, com o melhor ataque e defesa, e a única equipa que orgulhosamente representa Portugal nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões”.

“E isto não vou deixar passar em claro e é nisso que vamos estar concentrados. São esses os nossos objectivos da época e que vamos perseguir com todas as forças”, referiu o treinador, que falou ainda de Helton, do Sporting-Benfica e dos potenciais adversários na Liga dos Campeões.

O FC Porto recebe no sábado o Moreirense no novo relvado do Dragão, substituído após o jogo com o Dínamo de Zagreb, e, embora Vítor Pereira diga que não espera facilidades, nem que o adversário estenda o tapete, assegura que vai ganhar com certeza.

De acordo com o treinador, não é por ter sofrido duas derrotas, eliminação da Taça de Portugal pelo Sporting de Braga (2-1) e derrota com o Paris Saint-Germain (2-1), para a Liga dos Campeões, que o FC Porto deixa de ser, em cinco dias, a equipa que é.

“A equipa tem sido igual a si própria. Jogou três jogos de elevadíssima dificuldade. Ganhou o primeiro, mas a sorte não nos ditou equipas secundárias na Taça, mas sim o Sp. Braga, e depois tivemos um jogo com o PSG. Em ambos fomos iguais a nós próprios, mas os resultados não aconteceram”, adiantou.

O treinador acredita na equipa “azul e branca” e nos seus processos consolidados, reconhecendo que a única coisa que alterou foi o até então rótulo de invencibilidade que ostentava, e quer ganhar ao Moreirense para continuar em primeiro.

“Nós já estávamos preparados para quando este momento acontecesse, pois sabíamos que não íamos ser invencíveis ao longo de toda a época”, disse Vítor Pereira, acrescentando que “a equipa está serena e concentrada no jogo com o Moreirense e nos objectivos que tem pela frente”.

Vítor Pereira recordou que o Moreirense - 15.º e penúltimo classificado com os mesmos sete pontos do “lanterna vermelha” Beira-Mar - perdeu os dois últimos jogos no Dragão pela margem mínima (1-0) e é uma equipa organizada e que vai colocar dificuldades.

O treinador reconheceu que o grupo sentiu as duas derrotas consecutivas, mas adiantou que “a confiança não foi abalada, pois é uma equipa que sabe o caminho a seguir, que aprende com os erros e acredita na qualidade do seu futebol”.

“A cultura de vitória no FC Porto faz com que uma derrota afecte toda a gente e duas ainda mais. Não estamos habituados a perder jogos, pois somos um clube com uma cultura de vitória muito grande”, justificou.

Em defesa de Helton

Vítor Pereira espera assinalar no sábado o regresso aos triunfos frente ao Moreirense, num jogo em que não espera facilidades e em que conta que os “dragões” apresentem o seu futebol e a sua identidade para ganhar e manter a liderança.

O técnico relativizou ainda os erros de Danilo e Helton nos golos que contribuíram para os triunfos do Sporting de Braga e PSG, respectivamente, considerando que no FC Porto as falhas, como os triunfos e conquistas, são assumidos colectivamente.

“Posso dizer, com orgulho, que estou à frente de uma equipa em que os erros individuais não existem. Assume-se tudo colectivamente. As vitórias, as derrotas e os momentos menos positivos”, acrescentou.

Em relação ao erro de Helton, que deu o triunfo do PSG e a liderança aos franceses no Grupo A da Liga dos Campeões, Vítor Pereira saiu em defesa do seu guarda-redes e assegurou que “é seguramente o melhor a defender em Portugal e está no lote restrito dos melhores do Mundo”.

Quanto aos potenciais adversários que o FC Porto terá que enfrentar no sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, Vítor Pereira afirmou não ter favoritos face à qualidade dos intervenientes. “Venha o diabo e escolha”, disse.

Questionado sobre qual seria o resultado que preferia no “derby” Sporting-Benfica, Vítor Pereira disse que só estava concentrado nos jogos em que o FC Porto intervém diretamente e que por isso pode controlar. “Os outros não me interessam”.

Apesar disso, o treinador, sorrindo, admitiu: “Para uns andar para a frente é necessário outros andar para trás. Eu quero ganhar com mérito, mas em todos os campeonatos há mérito próprio e demérito dos outros, como se falou muito o ano passado”.

Sugerir correcção
Comentar