O especialista Victor de la Parte é o primeiro líder da Volta

Espanhol da Efapel-Glassdrive ganhou o prólogo em Fafe.

Foto
A Efapel-Glassdrive começou a Volta a vencer Foto: DR/Podium

Víctor de la Parte foi o único dos 138 ciclistas que participam na Volta a Portugal a percorrer os 6,8 quilómetros do prólogo em Fafe em menos de 9 minutos. O espanhol provou ser especialista, cumpriu a jornada inaugural a uma média de 45,7 km/h, em 8m56s, e é o primeiro camisola amarela da prova.

Mas o dia foi igualmente bom para o seu compatriota Gustavo Veloso, um dos principais favoritos. O actual vice-campeão foi o segundo mais rápido, a 4 segundos do vencedor, e ganhou tempo a todos os outros candidatos, nalguns casos já com alguma relevância, atendendo à curta duração do prólogo.

O líder da OFM-Quinta da Lixa, equipa que pôde finalmente entrar na corrida, depois de a UCI ter aceite a inscrição do novo director-desportivo, Jesus Rosendo, conquistou 6 segundos a Luis León Sanchéz, 11 a Edgar Pinto (4.º da geral em 2013), 16 a Delio Fernández, 17 a Rubén Fernández (vencedor da Volta a França do Futuro do ano passado), 24 a Daniel Silva (6.º) e Hugo Sabido, 27 a Ricardo Mestre (vencedor em 2011), 29 a Hernâni Broco (5.º) e, especialmente, 30 a Rui Sousa (3.º). "Sabia que se quero estar na discussão da Volta tinha de ser primeiro ou segundo. As diferenças são pequenas, mas é um bom resultado", considerou Veloso.

À sua frente classificou-se apenas Víctor de la Parte, da Efapel-Glassdrive. "Não estava à espera de ganhar, a amarela não era um objectivo", referiu, apesar de o seu currículo o apontar como um dos candidatos a dominar a etapa. Há 20 dias, já tinha triunfado no prólogo do Troféu Joaquim Agostinho, que, de resto, teve um top 4 parecido com a corrida desta quarta-feira. Veloso tinha sido 4.º e o russo Sergey Shilov (Lokosphinx) 3.º, para agora falhar o pódio por uma posição.

É evidente a qualidade de De la Parte no contra-relógio, no qual acumula resultados interessantes. Foi 7.º no campeonato de Espanha da especialidade em 2012, 11.º em 2013 e 12.º há cerca de um mês, além de campeão basco duas vezes. Iniciou-se como profissional na Caja Rural, depois de vencer a Volta a Navarra, mas no final de 2011 foi dispensado e só encontrou lugar para voltar a competir numa equipa grega, ao serviço da qual obteve várias vitórias, mas sempre em competições menores, como a Volta a Argélia.

A Efapel apostou nele este ano e encontrou um ciclista de qualidade, óptimo no contra-relógio, mas capaz de se defender bem nas montanhas, como também demonstrou no Troféu Joaquim Agostinho, que terminou na 2.ª posição. O complemento destas características deve fazer com que os adversários o tenham debaixo de olho no resto da Volta a Portugal.

Luis León Sanchéz (Caja Rural) completou o pódio 100 por cento espanhol do prólogo em Fafe, a dez segundos do líder. Edgar Pinto (LA-Antarte) e Sérgio Sousa (Efapel) também estiveram bem e foram os melhores portugueses na etapa, nos 5.º (a 15s) e 7.º lugares (a 17s), respectivamente.

Os sprinters devem ter nesta quinta-feira uma rara oportunidade na chegada à Maia.

CLASSIFICAÇÃO DO PRÓLOGO E GERAL
Fafe-Fafe, 6,8 KM (CRI)

1. Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive), 8m56s (média: 45,672 km/h)
2. Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa), a 4s
3. Luis León Sanchéz (Caja Rural), a 10s
4. Sergey Shilov (Lokosphinx), a 14s
5. Edgar Pinto (LA-Antarte), a 15s
6. Stefan Schumacher (Christina Watches), m.t.
7. Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive), a 17s
8. Jose Toribio (Ukyo), a 19s
9. Delio Fernandéz (OFM-Quinta da Lixa), a 20s
10. Ruben Fernandéz (Caja Rural), a 21s
(...)
13. Daniel Silva (Rádio Popular-Onda), a 28s
14. Hugo Sabido (LA-Antarte), m.t.
16. Ricardo Mestre (Efapel-Glassdrive), a 31s
23. Hernâni Broco (Louletano-Dunas Douradas), a 33s
28. Rui Sousa (Rádio Popular-Onda), a 34s
34. Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), a 37s
76. Vítor Gamito (LA-Antarte), a 57s

Classificação geral por equipas
1. Efapel-Glassdrive, 27m29s
2. OFM-Quinta da Lixa, a 5s
3. Caja Rural, a 29s

Classificação da juventude
1. Ruben Fernandéz (Caja Rural)
2. Max Werda (Team Stolting)
3. Frederik Dombrowski (Team Stolting)

Sugerir correcção
Comentar