Very-light em jogo do Corinthians na Libertadores mata adepto de 14 anos

O jogo entre os bolivianos do San José e os brasileiros do Corinthians, para a Taça Libertadores da América, ficou marcado pela tragédia. Polícia boliviana deteve vários adeptos corinthianos.

Foto
O jogo entre o San José e o Corinthians foi tenso nas bancadas do estádio David Mercado/Reuters

Kelvin Douglas Beltrán Espada, com 14 anos, morreu na bancada do Estádio Jesús Bermúdez, na cidade de Oruro, Bolívia, ao ser atingido por um very-light lançado por adeptos do Corinthians.

O encontro terminou empatado a um golo e não foi interrompido, mas ficou marcado pela morte do jovem adepto do San José. Segundo informações da Rádio Globo, citadas pelo jornal brasileiro Estado de São Paulo, a Cruz Vermelha confirmou que o rapaz foi atingido no olho e morreu antes de chegar ao hospital. Ainda segundo a rádio, outro rapaz ficou ferido e está no hospital.

O artefato teria sido lançado por elementos da claque corinthiana no momento da comemoração do golo de Paolo Guerrero. "Ele acabou perdendo massa encefálica por causa do projéctil, um tubo de plástico que penetrou na cavidade craniana. A morte foi imediata", explicou o médico José María Vargas, citado pelo jornal brasileiro.

Estão confirmadas as detenções de 12 adeptos do Corinthians, que serão agora interrogados pela polícia boliviana para se perceber o seu grau de envolvimento na morte do rapaz.

No final da partida, a claque do Corinthians teve que permanecer dentro do estádio durante vários minutos para evitar possíveis confrontos com adeptos do San José.

Corinthians corre o risco de exclusão da Libertadores

O treinador do Corinthians, Tite, emocionou-se ao lamentar a morte do rapaz e recusou-se a falar sobre o jogo. "Eu não queria fugir da minha responsabilidade e deixar de estar presente aqui [perante a comunicação social]. Não tem preço, não se vence a qualquer custo, o desporto tem outro sentido. Me desculpem, sei que isso não vai tirar a dor de vocês nem da família. Estamos muito sentidos. Trocaria meu título mundial pela vida do menino. Eu trocaria", afirmou o técnico, com a voz embargada.

Também o Corinthians, no seu site oficial, divulgou uma nota, lamentando o episódio trágico. "A direcção do Sport Club Corinthians Paulista lamenta profundamente a morte de um torcedor na partida contra o San José, na noite da última quarta-feira, e se coloca à disposição para ajudar no que for possível, mesmo sabendo que nada apagará a dor causada pelo incidente", lê-se no comunicado.

Corinthians pode ser punido fortemente pelo caso. O clube brasileiro corre mesmo o risco de ser excluído da competição, já que o novo regulamento da prova agravou as penalizações para casos como este.

 

 

Sugerir correcção
Comentar