Verdasco vence um Nadal nervoso e ansioso

Irmãs Williams atingem quartos-de-final no Miami Open.

Foto
Geoff Burke/USA Today Sports

Ainda não foi desta que Rafael Nadal triunfou em Miami. O espanhol, finalista em 2005, 2008, 2011 e no ano passado, foi eliminado na terceira eliminatória do segundo torneio Masters 1000 da época, pelo compatriota Fernando Verdasco. Mas o mais preocupante não foi a perda de pontos em relação aos conquistados em 2014, mas os nervos e a ansiedade que tem sentido.

“Não é uma questão de ténis, mas sim de estar relaxado o suficiente para jogar bem no court. O meu jogo melhorou em geral no último mês e meio. Mas, ao mesmo tempo, estou a jogar com demasiados nervos em muitos momentos, em momentos importantes”, explicou o número três do ranking, depois de ver Verdasco (34.º) vencer, com os parciais de 6-4, 2-6 e 6-3, após uma batalha de duas horas e um quarto. Uma derrota que sucede à eliminação nos quartos-de-final de Indian Wells, diante de Milos Raonic, depois de desperdiçar três match-points. “Não sei se será numa semana, em seis meses ou num ano, mas vou corrigir isso”, frisou Nadal.

O tenista nascido em Maiorca há 28 anos sabe que tem na terra batida uma aliada preciosa – aliás, o único torneio conquistado neste ano foi nos courts de pó de tijolo de Buenos Aires, após nove meses de jejum de títulos, ou seja, desde que venceu em Roland Garros pela nona vez. Com este 46.º triunfo neste piso, Nadal ficou a três títulos de igualar o recorde de Guillermo Vilas. Resta saber se esse objectivo irá elevar os níveis de ansiedade ou se o vai motivar ainda mais. A resposta será dada a partir de 12 de Abril, no torneio de Monte Carlo.

Nos oitavos-de-final do Miami Open, Verdasco vai defrontar um dos melhores amigos de Nadal, o argentino Juan Monaco. Outro duelo aguardado é o que irá opor Tomas Berdych (9.º) a Gael Monfils (19.º). O checo sobreviveu a quatro match-points no confronto com Bernard Tomic (29.º) para derrotar o australiano, por 6-7 (4/7), 7-6 (7/3) e 6-3. Monfils saiu vencedor do embate com o também francês Jo-Wilfred Tsonga (13.º), por 6-4, 7-6 (7/4), num encontro em que ganhou apenas mais um ponto: 72-71.

No torneio feminino, Serena Williams (1.ª) venceu, com um duplo 6-2, Svetlana Kuznetsova (29.ª) – que afastara, na véspera, Ana Ivanovic (6.ª) – e Venus Williams (16.ª), de 34 anos, eliminou, por 6-3, 7-6 (7/1), Caroline Wozniacki (5.ª), dez anos mais nova.

Sugerir correcção
Comentar