Venha a Polónia

Aconteça o que aconteça, já chegámos. Venha a Polónia que a gente já fala.

Não disse que Portugal e a Islândia passariam? Os quartos-de-final, para quem sabe tanto como eu sobre futebol (nada), são quatro jogos entre as 8 equipas que ficaram das 24 que conseguiram chegar ao Euro 2016.

Portugal e a Polónia, que jogam hoje, fazem parte do terço das selecções que se aguentaram até aqui. Dois terços (16 equipas nacionais) já voltaram para casa.

Já é um resultado bastante bom. Por cada selecção ainda em jogo há duas que já não têm hipótese nenhuma.

Se Portugal conseguir ganhar à Polónia (que agradeceu não ter de jogar contra a Croácia, que era favorita mas que Portugal eliminou na mesma) ficará entre as 4 equipas que teoricamente podem ganhar o Euro.

Portugal jogará, para chegar à final, contra a Bélgica ou o País de Gales. O pequeno País de Gales votou a favor do Brexit mas tem Gareth Bales e a equipa tem sido quase tão formidável como a muito mais pequena e ainda mais animada Islândia.

A Bélgica tem uma população maior do que a portuguesa e uma equipa que é, para a Bélgica, a melhor de sempre.

Para chegar à final Portugal tem de vencer a Polónia e, depois, a Bélgica ou o País de Gales. Fernando Santos é o treinador mais sabido, inteligente e expressivo que já tivemos.

Todos os futebolistas portugueses escolhidos, apesar de nada ganharem por esforçar os corpos cansados de brilhar, têm brilhado pela alma com que se têm entregado ao esforço de chegar à glória.

Aconteça o que aconteça, já chegámos. Venha a Polónia que a gente já fala.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários