João Mário e Slimani ajudam Sporting a chegar aos 62,9 milhões de lucro

SAD “leonina” com resultado positivo no primeiro trimestre de 2016-17.

Foto
Slimani e João Mário proporcionaram um encaixe significativo AFP/PATRICIA DE MELO MOREIRA

As contas da SAD do Sporting na temporada 2015-16 fecharam com prejuízo de quase 32 milhões de euros, mas o primeiro trimestre de 2016-17 inverteu o panorama, com a sociedade “leonina” a registar 62,9 milhões de lucro. As vendas de Slimani ao Leicester City e de João Mário ao Inter de Milão foram decisivas para este resultado positivo.

“O valor das mais-valias com transacções de atletas atingiu o valor líquido de 59,6 milhões de euros, o que significa vendas de direitos desportivos de montante superior a 75 milhões de euros. Para este significativo volume de vendas contribuiu a venda de João Mário pelo montante de 40 milhões de euros e de Islam Slimani pelo montante de 30 milhões de euros. Estes valores, mediante objectivos específicos podem ainda gerar um rendimento adicional”, pode ler-se no documento enviado pela SAD do Sporting à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

“Os resultados no primeiro trimestre foram positivos em 62,9 milhões de euros, o que representa o melhor resultado de sempre desde que foi constituída a sociedade anónima desportiva. Este resultado compara com os 74 mil euros positivos do período homólogo, pelo que se conclui que o aumento foi muito significativo”, acrescenta a sociedade “leonina”.

Isto apesar de ter-se confirmado de aumento dos gastos com pessoal no Sporting: “De todos os gastos operacionais regista-se um aumento salarial no trimestre atingindo valores de cerca de 15 milhões de euros fruto do investimento nas equipas técnicas e nos jogadores profissionais de futebol. Este investimento é considerado pelo Conselho de Administração como vital e fundamental para a recuperação do posicionamento de liderança da Sporting SAD”, pode ler-se no relatório e contas do primeiro trimestre de 2016-17.

“Os proveitos operacionais aumentaram cerca de 12 milhões euros, explicado essencialmente pela participação na Liga dos Campeões (+8,2 milhões de euros), por um aumento dos direitos televisivos em 2,4 milhões de euros e da receita de bilheteira e bilhetes de época no montante de 737 mil euros acima do ano anterior”, nota ainda a SAD do Sporting.

O resultado positivo no primeiro trimestre permitiu ao emblema de Alvalade aumentar os capitais próprios. O activo e o passivo também cresceram: “Acréscimo de activo, em especial relacionado com o aumento do valor do plantel e dos montantes relativos a outros activos correntes, relacionados fundamentalmente com a especialização de valores a receber da UEFA e o volume monetário na caixa e bancos fruto da venda dos jogadores referidos anteriormente; Acréscimo do passivo, em grande parte relacionado com o aumento dos valores a pagar a fornecedores, como consequência do investimento no plantel, e nos outros passivos correntes derivados do apuramento do valor a pagar a terceiros por via das referidas alienações dos atletas João Mário e Islam Slimani.”

Sugerir correcção
Comentar