Vencedor da Liga Europa com direito a vaga na Champions a partir de 2015

Vaga adicional foi anunciada pela UEFA para tentar tornar a prova mais atractiva.

Foto
O Chelsea venceu a Liga Europa deste ano, derrotando na final o Benfica Francisco Leong/AFP

A equipa que vencer a Liga Europa passa a ter o direito de na época seguinte participar na Liga dos Campeões.

A medida, que entra em vigor em 2015, foi anunciada nesta sexta-feira por Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA.

Isto significa que a equipa que ganhar a Liga Europa em 2014-15 terá direito a participar na Liga dos Campeões em 2015-16.

“A Liga dos Campeões já é a melhor competição de clubes do mundo. Não mexemos no que já é a melhor. Mas no caso da Liga Europa, é preciso fazer algo”, acrescentou Infantino, citado pela AFP.

A Reuters adianta que outra das alterações na Liga Europa é a de que 16 equipas, em vez das actuais seis, passarão a ter entrada directa na fase de grupos da prova.

Estas alterações têm o objectivo de tornar mais atractiva a segunda prova mais importante da UEFA, tendo em conta que em 2015 termina o actual contrato de televisão.

Já na presente temporada, a UEFA tentou tornar a Liga Europa mais interessante, ao aumentar os prémios monetários, embora ainda estejam distantes dos valores da Liga dos Campeões.

Basta dizer que a UEFA estima que a Liga Europa desta temporada lhe permita um encaixe de 225 milhões de euros em direitos televisivos e comerciais, enquanto as receitas da Liga dos Campeões atingem os 1340 milhões.

Sugerir correcção
Comentar