Velha geração de sprinters ainda domina nos EUA

Tyson Gay e Justin Gatlin vencem nos campeonatos norte-americanos.

Foto
Gatlin durante os trials norte-americanos ANDY LYONS/AFP

Tiveram lugar desde quinta-feira até este domingo, em Eugene, no Oregon, os campeonatos norte-americanos de atletismo, que também funcionaram como prova de qualificação deste país para os campeonatos mundiais de Agosto, em Pequim, e como sempre foram os velocistas a estar no centro das atenções. Ao mesmo tempo em que Usain Bolt declinava uma participação nos campeonatos jamaicanos - e escapava a inevitáveis comparações à distância - Tyson Gay, nos 100m, e Justin Gatlin, na distância dupla, mantinham o poder da velocidade masculina nas mãos da velha geração, com vitórias muito claras.

Nos 100m, Justin Gatlin já tem presença nos Mundiais assegurada pelo facto de ter vencido a Liga Diamante de 2014 nessa distância, e assim Tyson Gay não teve de se preocupar com ele. Após preliminares cheias de grandes marcas, muitas ajudadas por vento excessivo, Gay, de 32 anos, impor-se-ia na final com 9,87s, adiante de Trayvon Bromell (9,96s), sénior primeiro ano e que nas preliminares fizera 9,84s, e do rotinado Mike Rodgers (9,97s).

Nos 200m Gatlin, de 33 anos, esmagou a oposição e mesmo tendo o segundo classificado, Isiah Young, batido a barreira dos 20 segundos, com 19,93s, impôs-se por 4 metros em 19,57s, recorde pessoal e melhor marca mundial do ano, enquanto Wallace Spearmon (20,10s) fechava o pódio.

No lado feminino, e nas mesmas provas, a revelação de 2014, Tori Bowie, ganhou os 100m com 10,81s, e a única branca da final dos 200m, Jenna Prandini, triunfou com 22,20s. As equipa americanas serão também aqui muito fortes com vista aos Mundiais, mas fica a questão, para já por resolver, quanto à inclusão nelas de Allyson Felix, que veio a Eugene para ganhar os 400m com 50,19s, enquanto a favorita Francena McCorory era apenas quarta, já depois da eliminação precoce da campeã olímpica Sanya Richards-Ross.

Ao contrário do que sucedeu com Bolt, já na velocidade feminina Shelly-Ann Fraser esteve nos campeonatos jamaicanos de Kingston e ganhou os 100m com 10,79s, igualando a melhor marca de 2015.

Em Eugene, muitas outras provas geravam grande curiosidade e numa delas, o salto com vara feminino, Jenn Suhr, a segunda mulher a mais de 5m na história, venceu com 4,82m, a sua melhor de há muito e também o melhor registo mundial de 2015.

No concurso do peso masculino, o homem mais regular do ano (e já com 22,35m), Joe Kovacs, impôs-se com 21m64m, seguido por Christian Cantwell (21,64m ) e Jordan Clarke (21,49m), ficando assim formado um trio com grandes expectativas para os Mundiais.

E numa  prova que interessa em particular a Nelson Évora, Omar Craddock teve artes de vencer o triplo, e nunca antes tendo chegado aos 17m desta vez aterrou a 17,53m.

Sugerir correcção
Comentar