Vanessa Fernandes obtém mínimo olímpico na maratona

A atleta do Benfica fez a sua estreia na distância em Valência. Mas o tempo não deve ser suficiente para estar no Rio de Janeiro no próximo Verão.

Foto
DR

Vanessa Fernandes, talvez a melhor triatleta da história, estreou-se neste domingo em Valência, Espanha, na maratona, aquela distância de 42.195m que é a maior dos programas oficiais do atletismo, e obteve de imediato mínimo olímpico para os Jogos do Rio de Janeiro, de Agosto que vem. Ao terminar em sétimo lugar com 2h31m25s, a atleta de Perosinho, vice-campeã olímpica no triatlo em 2008, ultrapassou as expectativas e ficou bem abaixo da marca de 2h32m30s recentemente fixada pela Federação Portuguesa de Atletismo, a qual, de per si, é muito mais exigente que os mínimos internacionais.

Este resultado confirma a cada vez maior aposta de Vanessa Fernandes no atletismo, após ter atravessado um largo período de dúvidas e de quebra quanto à vontade de continuar no triatlo, devido à enorme saturação sentida - recorde-se que a filha do ciclista Venceslau Fernandes cumpriu entre 2006 e 2007 nada menos do que 20 triatlos ou duatlos!

O anúncio da sua estreia na maratona fora feito há 15 dias, indo correr juntamente com vários outros colegas de treino orientados por Paulo Colaço, e Vanessa na altura frisou que prova valenciana seria apenas um apalpar de terreno, sem colocar objectivos específicos. O que é certo é que ela - que no atletismo já correu em crosse pelo FC Porto, Maratona CP e SL Benfica, o seu actual clube -  mostrara recentemente boa forma ao vencer a meia-maratona de Ovar, a 18 de Outubro, com um recorde pessoal de 1h12m36s, e neste domingo voltou a fazer valer a fibra que sempre mostrou nos troços de corrida dos inúmeros triatlos em que participou ao longo da sua carreira.

Não arriscou demasiado de início, passando logo aos 5 km (17m45s) a meio minuto da frente, antes foi fazendo uma corrida equilibrada e inteligente. A meia-maratona foi atingida pela portuguesa em 1h15m24s, estando então a um pouco mais de dois minutos da frente, e, mesmo tendo uma segunda metade de prova mais lenta, segurou o sétimo lugar com um resultado deveras brilhante para uma estreante.


Vanessa junta-se assim a Filomena Costa e a Sara Moreira como detentora de mínimos para os Jogos, cujo prazo de obtenção corre desde o dia 1 de Janeiro do corrente ano até 8 de Maio de 2016. Havendo três vagas nos Jogos para cada país, por prova, e tendo ainda Jéssica Augusto, que foi mãe no Verão, a necessidade de obter mínimos até lá, Vanessa fica em princípio como quarta escolha portuguesa para ir ao Rio, mas os futuros meses dirão da sua vontade de tentar essa presença melhorando eventualmente a marca, na Primavera.

A prova de Valência foi ganha pela queniana Beata Naigambo, com um recorde pessoal de 2h26m57, e Vera Nunes, outra portuguesa presente, acabou em 21.ª, com 2h40m43s.

No sector masculino, ganhou o queniano John Nzau Mwangangi com 2h06m13s, o melhor resultado de sempre em solo espanhol, enquanto José Moreira finalizou em 12.º, com 2h15m09s, e Rui Pinto, entre outros portugueses que competiram, fazendo também a sua estreia, desistiu.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários