Valongo é campeão nacional de hóquei pela primeira vez

Vitória sobre o FC Porto, na última jornada, valeu o título nacional aos valonguenses.

Foto
Luís Neves/AD Valongo

O Valongo assinou neste sábado o capítulo mais dourado da sua história no hóquei em patins, ao conquistar pela primeira vez o campeonato nacional. Para lá chegar, venceu o FC Porto por 5-3 no jogo do título.

Era o encontro do tudo ou nada. Depois de uma época brilhante do Valongo, que apostou numa base de jogadores com experiência nas selecções dos escalões de formação de Portugal, a equipa sensação do hóquei português chegava à última jornada a precisar de uma vitória para se sagrar campeã. O adversário era o FC Porto, mais experiente e a um empate apenas de assegurar o título.

Com Telmo Pinto e João Souto (dois elementos que foi "pescar" ao FC Porto) no cinco inicial, o Valongo colocou-se na frente do marcador aos 6', com um golo de Nuno Araújo. Os "dragões" responderam à altura, graças à eficácia de Caio (16' e 20') e viraram o resultado, mas antes do intervalo Rafa repôs a igualdade.

Nesta altura, era o FC Porto o virtual campeão. Só que Rafa voltou a dar o mote no arranque do segundo tempo, fazendo o 3-2 aos 9', dois minutos antes de Caio, sempre ele, responder à letra. Era um duelo particular a seguir com atenção e no qual o jogador do Valongo ainda teria uma palavra a dizer. 

Aos 18' da segunda parte, Telmo Pinto reabriu as portas ao novo campeão, ao fazer o 4-3, até que Rafa, aos 25', confirmou todo o talento que lhe é reconhecido com um hat-trick que valeu o título nacional.

Com este resultado, os três primeiros fecharam o campeonato exactamente com os mesmos pontos (78), já que o Benfica cumpriu a obrigação na última ronda e venceu o HC Braga por 5-1. No desempate entre si, leva a melhor o Valongo, que nos últimos anos já tinha mostrado sinais de crescimento na modalidade.

Depois de ter terminado, entre 1990-91 e 1994-95, quatro vezes no quarto lugar do principal escalão, o Valongo cumpriu um período de oito épocas fora da I Divisão, à qual regressou em 2006. Em 2009-10 e 2010-11 foi sétimo, em 2011-12 sexto, em 2012-13 quarto. Neste sábado, atingiu o topo da hierarquia. E tornou-se no 12.º campeão da história do hóquei em patins português.

 

Sugerir correcção
Comentar