Salomão salva o Deportivo, Nuno coloca o Valência na Champions

Clube galego conseguiu a manutenção com um golo do português. Cristiano Ronaldo garantiu a Bota de Ouro europeia.

Foto
Jose Jordan/AFP

Para os adeptos do Barcelona, o dia foi de Xavi, que fez o último jogo em Camp Nou no campeonato, mas para os do Deportivo da Corunha o jogo da consagração do novo campeão teve um herói diferente: Diogo Salomão. O português marcou pela primeira vez nesta temporada, mas o seu golo salvou o clube da despromoção. O remate de longe do avançado, titular tal como Ivan Cavaleiro, concretizou o empate (2-2) que os galegos necessitavam para garantirem a permanência.

A última jornada em Espanha também foi positiva para o Valência. Apesar de ter estado duas vezes em desvantagem, a equipa treinada por Nuno Espírito Santo ganhou fora ao Almería (2-3) e segurou o quarto lugar que vale o acesso à Liga dos Campeões, concluindo uma boa temporada do técnico português em Espanha. Por isso, de nada valeu ao Sevilha a vitória em Málaga (2-3), com os dois clubes a terminarem separados por um ponto. Mas nem tudo está perdido para os andaluzes, que têm outra via de acesso ainda aberta, uma vez que o vencedor da Liga Europa qualifica-se, a partir desta época, para a Liga dos Campeões seguinte.

O ex-portista Otamendi, aos 28 minutos, Sofiane Feghouli, aos 45’, e Paco Alcácer, aos 80’, apontaram os golos do Valência, que esteve a perder 1-0 e 2-1 fruto dos golos de Thomas (9’) e Fernando Soriano (37’).

O resultado também ditou a descida do Almería, que se juntou ao Eibar e ao já condenado Córdoba. O Eibar ganhou 3-0 ao Córdoba e chegou a sonhar com a manutenção, mas o golo de Salomão a 15 minutos do fim do jogo com Barcelona foi um autêntico balde de água fria.

Ronaldo pichichi
No empate a três entre Depor, Granada e Eibar, salvaram-se os dois primeiros. Mas o conjunto da Galiza esteve em maus lençóis. Um bis de Messi, que não chegou para incomodar o estatuto de melhor marcador de Cristiano Ronaldo, colocou o Barça a vencer por 2-0, mas os visitantes reagiram na última meia hora, primeiro por Lucas e depois através do jogador emprestado pelo Sporting.

Sem nada a ganhar ou perder para nenhuma das equipas, o Real Madrid-Getafe foi o jogo com mais golos da jornada, nada mais nada menos do que dez. Os três primeiros dos sete golos do Real foram obtidos por Cristiano Ronaldo, que assim terminou o campeonato com 48 golos — mais cinco do que Messi —, garantindo o terceiro troféu de melhor marcador nas últimas cinco épocas. O avançado também renovará a sua vitória na Bota de Ouro, galardão que premeia o mais concretizador de todos as Ligas europeias. Desde que o português chegou a Espanha para representar o Real Madrid, em 2009-10, apenas ele e a estrela argentina do Barça conseguiram ser pichichi da Liga, três vezes cada um.

Taça para o Olympiacos
Vítor Pereira não chegou no início da época ao Olympiacos, mas não teve problemas em acabá-la coberto de glória. Depois de ter assegurado o triunfo no campeonato, o antigo técnico do FC Porto somou neste sábado a vitória na Taça da Grécia. Foi a 27.ª vez que o Olympiacos conquistou a prova.

O troféu foi alcançado perante o Xanthi, com o campeão a fazer valer o estatuto de favorito com um sucesso por 3-1. O argentino Franco Jara, antigo atleta do Benfica, inaugurou o marcador para o Olympiacos perto do intervalo (45’) e o seu compatriota Chori Domínguez (63’) e Kostas Fortounis (80’) aumentaram a vantagem antes de Pantelis Kapetanos anotar o golo de honra do Xanthi perto do fim.

Em França, a questão mais relevante que ainda estava por definir no topo da tabela, a última vaga para a Liga dos Campeões, foi decidida a favor do Mónaco. A formação treinada por Leonardo Jardim, que partiu em vantagem para a derradeira ronda, manteve o terceiro lugar com o triunfo por 0-1 em Lorient, assegurado por Ferreira-Carrasco. O Marselha e o Saint-Étienne ganharam, cumprindo o seu papel, mas terminaram ambos a dois pontos dos monegascos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários