Estão atribuídas as vagas extras que a UEFA reserva para as associações com melhor classificação no ranking do fair play. Suécia, Noruega e Finlândia são os distinguidos, que vão colocar uma equipa adicional na primeira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa 2013-14. O emblema escolhido será aquele com melhor registo disciplinar no campeonato nacional, ou, se este se tiver qualificado para as competições europeias, o segundo melhor nesse ranking.
Os três países escandinavos ficaram nos três primeiros lugares da classificação, sendo que a Noruega e Finlândia repetem a presença no top-3 do fair play entre as associações europeias. A Holanda, que tinha conseguido uma vaga extra em 2012-13, ficou-se pelo quarto lugar. Portugal surge no 23.º posto da hierarquia.
“A avaliação do fair play é feita pelos delegados oficiais da UEFA com base em critérios como o jogo positivo, o respeito pelo adversário e pelo árbitro, o comportamento dos adeptos e dirigentes, assim como admoestações e expulsões”, pode ler-se na página oficial da UEFA na Internet.

Comentar