V. Guimarães vence Estoril e entra em zona europeia

Os minhotos nem precisaram que Marega, o melhor marcador do campeonato, marcasse.

Foto
Pedro Martins gostou do que viu a sua equipa fazer no Estoril AFP/FRANCISCO LEONG

O Vitória de Guimarães entrou neste domingo em zona europeia, ao vencer o Estoril-Praia, por 2-0, com golos de Tiquinho Soares e Raphinha.

Os três pontos colocam os vimaranenses no quarto posto do campeonato, com 14 pontos, em igualdade com o Chaves, que defronta esta segunda-feira o Sporting de Braga, agora sexto, com 12.

O Estoril-Praia nunca incomodou verdadeiramente o Vitória de Guimarães, equipa que se apresentou com uma excelente intensidade de jogo, que se traduziu por um lado numa maior posse de bola e por outro num melhor aproveitamento das transições entre linhas. Em suma: golos.

Os vimaranenses entraram melhor no encontro, com mais intensidade, mais posse de bola e facilmente construíam acções de ataque. Tiquinho Soares inaugurou o marcador, aos 12 minutos, na sequência de um cruzamento de Gaspar pela direita. Já antes, aos três, Marega tinha rematado ao poste direito da baliza "canarinha" depois de corte mal feito pelo guarda-redes Moreira.

O Estoril-Praia apenas ia incomodando o adversário através de lances de bola parada, mas nunca conseguiu tirar proveito disso.

Ao invés, os comandados de Pedro Martins não fizeram o 2-0, aos 19 minutos, por uma unha negra. Hurtado cobrou a falta, a defesa do Estoril aliviou num primeiro tempo, o médio recuperou e entregou para Tiquinho Soares na área, mas Moreira salvou com a barriga. Na recarga Tiquinho rematou para fora.

Na segunda parte Fabiano Soares colocou em campo Kléber e retirou Paulo Henrique, o que representou mais poder de fogo, mas o problema mantinha-se: as transições defesa/ataque eram demasiado lentas e facilmente anuladas pelos vimaranenses.

Ao invés, o Vitória de Guimarães manteve os olhos postos na baliza de Moreira e, aos 73 minutos, Raphinha fez o 2-0, após cruzamento de João Aurélio, que tinha entrado para o lugar de Hurtado. Aos 56', Soares ainda introduziu a bola na baliza estorilista, mas Paulo Henrique estava em posição irregular, na zona de acção da bola, e o árbitro Carlos Xistra anulou o lance.

Até o final o domínio do Vitória de Guimarães manteve-se apenas "salpicado" por remates sem importância do Estoril-Praia, excepto o que Bruno Gomes, aos 80'. Mas Douglas manteve a sua baliza sem sofrer golos.

 

Sugerir correcção
Comentar