V. Guimarães perdulário concede empate com Gil Vicente

Divisão de pontos não agrada a nenhuma das equipas.

Foto
Rui Vitória voltou a ver o V. Guimarães a não vencer Jorge Guerrero/AFP

Vitória de Guimarães e Gil Vicente empataram neste sábado 0-0, na 24.ª jornada da I Liga de futebol, resultado que penaliza a ineficácia dos vimaranenses, os melhores em campo e que mereciam os três pontos.

Há cinco jogos que o Vitória não vence (três derrotas e dois empates), mas neste sábado pode e deve queixar-se da falta de eficácia dos seus avançados já que dispôs de algumas flagrantes ocasiões para marcar, como a que desperdiçou aos 90'+5', permitindo a Adriano Facchini segurar o empate.

Antes, já Russi, isolado, rematara contra o guarda-redes do Gil Vicente e Barrientos (27') e Malonga (78') tinham desperdiçado excelentes ocasiões para marcar.

Já o Gil Vicente somou um ponto importante na luta pela manutenção, mas deixou uma pálida imagem, remetendo-se quase sempre à sua defensiva e apostando apenas na velocidade e imprevisibilidade de Hugo Vieira na frente.

No Vitória, nota para a titularidade de Leonel Olímpio a defesa direito em vez de João Amorim, que treinou condicionado durante a semana e, apesar de convocado, nem no banco se sentou, tal como César Peixoto no Gil Vicente.

Pertenceu à equipa de Barcelos o primeiro lance de perigo, com Hugo Vieira a trabalhar bem e a rematar com o pé esquerdo e a bola a sair perto do poste da baliza defendida por Douglas (11 minutos).

O Vitória, contudo, controlava já o jogo e pouco depois respondeu com um cabeceamento de André André a que Adriano Facchini se opôs com uma grande defesa (na recarga Barrientos rematou muito ao lado).

O Gil tinha muitas dificuldades em sair em contra-ataque e seria o Vitória de Guimarães a desperdiçar a melhor oportunidade da primeira parte.

Depois de um grande trabalho já na área gilista, André André assistiu primorosamente Barrientos, mas o médio uruguaio, com tudo para marcar, rematou ao lado (27).

Só “dava” Vitória e ainda antes do intervalo Tomané rematou contra Adriano Facchini, que foi rápido a sair da sua baliza (45+1).

Josué entrou ao intervalo para o lugar de Moreno, que apresentou queixas no final da primeira parte e, aos 50 minutos, um "tiro" cruzado de Barrientos obrigou Adriano Facchini a grande defesa.

Com o Vitória a dominar completamente o jogo, João de Deus quis dar mais força ao ataque com as entradas de Diogo Viana e Paulinho e Hugo Vieira pôs Douglas à prova após bom trabalho individual (62), o lance de maior perigo no segundo tempo.

Aos 77 minutos, Rui Vitória apostou tudo, retirando Leonel Olímpio e colando o avançado Russi e um minuto depois os vimaranenses quase marcaram, mas Malonga rematou ligeiramente ao lado após um bom passe atrasado de Tomané.

O Vitória massacrava e aos 87 minutos foi o recém-entrado Russi a desaproveitar uma oferta dos centrais adversários e, isolado, rematou contra Facchini.

Na última jogada do encontro, Crivellaro rematou rasteiro, a bola bateu em Tomané, que estava deitado no chão, e quase traía Adriano Facchini, que ainda conseguiu desviar para canto.

Sugerir correcção
Comentar