Uma audiência de 400 milhões para um clássico verdadeiramente global

Real Madrid-Barcelona será transmitido para mais de 100 países. Messi pode tornar-se no jogador com mais golos na história da liga espanhola.

Foto
Ronaldo e Messi somam 28 golos no clássico espanhol Paul Hanna/Reuters (arquivo)

Um embate entre o Real Madrid e o Barcelona é um fenómeno mediático global e este sábado não será excepção, quando as duas equipas se defrontarem no relvado de Santiago Bernabéu, na capital espanhola (17h portuguesas). A partida será transmitida para mais de 100 países, com uma audiência estimada de 400 milhões de espectadores. Números estratosféricos adequados à constelação de estrelas que estará em campo, encabeçada pelos “extraterrestres” Ronaldo e Messi.

Real e Barça chegam ao clássico motivados pelos resultados recentes tanto no campeonato interno como na Liga dos Campeões. A formação de Madrid soma oito triunfos consecutivos em todas as competições, apresentando-se em Santiago Bernanbéu como a equipa mais concretizadora da liga espanhola, com 30 golos. Já o Barcelona soma menos oito, destacando-se pela sua segurança defensiva, que ainda não permitiu nenhum golo na principal competição caseira. Um embate titânico que terá alguns duelos privados.

Ronaldo vs Messi

Os dois melhores jogadores do mundo costumam ter pontaria afinada no clássico. Cristiano Ronaldo já apontou 13 golos nos embates com o Barcelona, enquanto Messi soma mais dois frente ao Real. A lutarem por um lugar cimeiro na história do futebol, são jogadores determinantes para a crescente mediatização do grande “derby” espanhol.

Com 15 remates certeiros em apenas oito jornadas disputadas esta temporada (apontou 31 nas 38 rondas de 2013-14), o português lidera destacado a lista de melhores marcadores em Espanha, com uma média de quase dois golos por partida. O argentino tem números mais modestos esta época, somando sete golos, mas está apenas a dois de se tornar no melhor marcador de sempre da liga espanhola. Em 12 temporadas ao serviço do Barcelona, apontou 250 golos (em 285 partidas), menos um do que o registo do mítico Telmo Zarra, que dura desde 1955.

Ronaldo segue no 10.º posto deste ranking, com 192 golos (em 172 jogos), com uma média de 1,12 por partida. Para encontrar um jogador com números compatíveis com o madeirense é preciso recuar às décadas de 1930 e 1940, quando Isidro Lángara somou 104 golos em 90 partidas, ao serviço do Oviedo, numa média de 1,16 por encontro, que ainda é o recorde em Espanha.

James vs Luís Suárez

Estreiam-se hoje no clássico as duas contratações galácticas desta temporada de Real e Barcelona. Os madridistas desembolsaram 80 milhões de euros para contratar James Rodríguez ao Mónaco, sensivelmente o mesmo valor que os catalães pagaram ao Liverpool por Luis Suárez.

O colombiano demorou algum tempo a afirmar-se na equipa de Carlo Ancelotti, mas já calou as vozes críticas, saudosas da magia do argentino Di Maria, que ficou sem espaço com a chegada do ex-portista. O uruguaio terá hoje oportunidade para se mostrar, após terminar um calvário dos quatro meses de suspensão, que puniram a insólita dentada do avançado ao italiano Giorgio Chiellini, durante o Mundial do Brasil.

O técnico Luis Enrique já prometeu “minutos” a Suárez em Madrid, mas não é certo que seja titular na sua primeira partida oficial da temporada. Com Messi e Neymar, promete formar um tridente letal no ataque do Barcelona.

Esta será também a primeira experiência no grande clássico para outros dez jogadores que chegaram esta temporada aos plantéis dos dois gigantes espanhóis: Keylor Navas, Bravo, Ter Stegen, Mathieu, Vermaelen, Kroos, Douglas, Rafinha, Rakitic e Chicharito.

Ancelotti vs Luis Enrique

Quando em 1996, Luis Enrique trocou o Real Madrid pelo Barcelona, após cinco temporadas na capital espanhola, ganhou a animosidade de toda a nação merengue. Nos oito anos seguintes, o antigo médio tornou-se um dos símbolos do emblema catalão, onde encerrou a carreira, em 2003-04.

Na temporada passada, como treinador do Celta de Vigo, voltou a fazer uma desfeita aos adeptos madridistas, vencendo a equipa de Ancelotti na penúltima jornada, por 2-0, na Galiza, que afastaram definitivamente o Real da luta pelo título. Até agora, o resultado dos confrontos entre os dois treinadores em Espanha é um empate, com um triunfo para cada lado, mas esta será a primeira vez que irão medir forças com argumentos proporcionais.

Os números

Real e Barcelona já disputaram 169 partidas para o campeonato, com o saldo a pender ligeiramente para o Real, com 70 triunfos, contra 66 do Barça e 32 empates. O desequilíbrio é bem maior se forem contabilizados apenas os jogos em Madrid: 51 triunfos para a equipa da casa e apenas 18 para os catalães, com 15 empates pelo meio. 

Sugerir correcção
Comentar