Um treino de captação para a selecção portuguesa

Muitas estreias à vista no particular desta terça-feira na Amoreira frente a Cabo Verde.

Foto
Fernando Santos pode ver nesta terça-feira em acção mais de uma dezena de novos internacionais PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

Fernando Santos está a seguir dois caminhos paralelos na selecção portuguesa. Tem recuperado alguns proscritos de eras anteriores, como Ricardo Carvalho, Bosingwa ou Tiago, e tem elevado a média etária da equipa, nos jogos de qualificação para o Euro 2016, ao mesmo tempo que vai aproveitando os jogos particulares para promover algumas estreias. É o que vai acontecer hoje no António Coimbra da Mota frente a Cabo Verde, um jogo que poderá marcar a existência de 12 novos internacionais portugueses.

Nos cinco jogos em que orientou a selecção portuguesa, Fernando Santos já “criou” seis novos internacionais, mas apenas um deles foi lançado num jogo competitivo. Raphael Guerreiro, jovem lateral-esquerdo luso-francês do Lorient, foi titular frente à Arménia, enquanto os outros tiveram o seu baptismo internacional em jogos particulares – Cedric Soares e João Mário estrearam-se contra a França, enquanto Tiago Gomes, José Fonte e Adrien Silva cumpriram a primeira internacionalização A em Old Trafford, frente à Argentina.

Com o interesse competitivo afastado e perante o impedimento regulamentar de utilizar jogadores (titulares ou suplentes) que defrontaram a Sérvia no último domingo a FIFA obriga a uma pausa de 72 horas entre os jogos, não haverá Cristiano Ronaldo, nem Rui Patrício, Nani ou João Moutinho, mas iresmos assistir a muitas novidades. Podemos ver, por exemplo, a estreia dos filhos de dois antigos internacionais portugueses. Tiago Pinto, lateral-esquerdo do Rio Ave e filho de João Vieira Pinto, está pela primeira vez integrado nos trabalhos da principal selecção portuguesa, tal como André André, médio do Vitória de Guimarães e filho do antigo médio portista André.

De acordo com o que se pode observar no treino de ontem, o luso-francês do Lyon deverá ser o guarda-redes titular, atrás de um quarteto defensivo com dois estreantes na dupla de centrais, Paulo Oliveira (Sporting) e André Pinto (Sp. Braga), e dois repetentes nas laterais, Cedric (Sporting) e Antunes (D. Kiev). No meio-campo, nenhum dos prováveis titulares será uma novidade – Adrien Silva (Sporting), André Gomes (Valência) e João Mário (Sporting) – enquanto o ataque deverá ter Bernardo Silva (Mónaco) como provável dono de um dos flancos, ao lado de Vieirinha (Wolfsburgo) e Hugo Almeida (Kuban Krasnodar).

Um outro potencial novo internacional português é Rui Fonte, avançado do Belenenses por empréstimo do Benfica, prestes a seguir o mesmo caminho do irmão mais velho, José Fonte, que chegou à selecção já com Fernando Santos. Não vão poder jogar na mesma equipa porque o central do Southampton já alinhou frente à Sérvia, mas o Fonte mais velho garante que surgirão outras oportunidades. “Para já, não vamos jogar juntos, vamos treinar, mas mais oportunidades virão. Os nossos pais não podiam estar mais orgulhosos. É um bom momento e esperamos continuar a dar mais alegrias”, garante o central de 31 anos. Para Rui, de 24 anos, esta será uma oportunidade para se fixar entre os eleitos de Fernando Santos: “Há muitas e boas soluções para a posição de ponta de lança e espero demonstrar que sou uma delas."

Os estreantes de Fernando Santos

Cedric Soares (Sporting)

João Mário (Sporting)

Raphael Guerreiro (Lorient)

Tiago Gomes (Sp. Braga)

José Fonte (Southampton)

Adrien Silva (Sporting)

Quem se pode estrear frente a Cabo Verde

Anthony Lopes (Lyon)

Ventura (Belenenses)

Marafona (Moreirense).

André Pinto (Sp. Braga)

Tiago Pinto (Rio Ave)

Paulo Oliveira (Sporting)

Danilo Pereira (Marítimo)

André André (Vitória de Guimarães)

Bernardo Silva (Mónaco)

Ukra (Rio Ave)

Rui Fonte (Belenenses)

Lucas João (Nacional)

Notícia corrigida às 14h58: Altera o número de jogadores que se podem estrear para 12. Pizzi já foi duas vezes internacional A.

Sugerir correcção
Comentar