Um Sp. Braga que perde pouco em casa e um FC Porto que perde pouco fora

Ambos chegam ao jogo de arranque da 24.ª jornada com cinco triunfos seguidos.

Foto
Danilo e Aderlan Santos disputam a posse da bola Francisco Leong/AFP

O Sporting de Braga só tem uma derrota em casa. Como visitante, o FC Porto tem o mesmo número de desaires. O quarto e segundo da Liga à entrada da 24.ª jornada, defrontam-se esta noite no Municipal de Braga num encontro com implicações importantes para a corrida pelo título e pelo pódio.

Bracarenses e portuenses têm razões para entrar em campo motivados, uma vez que, tantos uns como outros, chegam a este jogo com cinco triunfos consecutivos na Liga.

Por isso, Sérgio Conceição e Julen Lopetegui não devem estar a planear grandes alterações nas suas estruturas, sendo até possível que, sem jogadores suspensos, ambos mantenham os mesmos “onzes” iniciais usados nos sucessos perante Rio Ave e Sporting, respectivamente. Por outro lado, é igualmente verdade que o espanhol costuma mudar alguma coisa (Brahimi por Quaresma?) e que também o antigo internacional português tem outras opções de qualidade no plantel.

Para Sérgio Conceição, o FC Porto é o favorito. “Seria demagogia minha dizer o contrário, por tudo, pela história, pelo plantel, pela diferença de orçamento e ambições. Estou de acordo com o seu presidente [Pinto da Costa] quando diz que talvez tenha dos melhores plantéis dos últimos 30 anos”, argumentou, citado pela agência Lusa, o treinador dos “arsenalistas”, ele próprio um jogador relevante na história das últimas três décadas dos “azuis e brancos”. Mas também sublinhou que a sua equipa “pode e deve lutar pelos três pontos”. “A nossa ambição é sempre a maior, quem a vê confunde-a até com agressividade, mas somos uma equipa que luta exaustivamente pelos três pontos”, completou o técnico do Sp. Braga, que no seu estádio foi a primeira formação a derrotar o líder Benfica na prova.

O clube minhoto ganhou nove dos 11 jogos disputados como visitado no campeonato, somando ainda um empate e uma derrota. O saldo no seu recinto foi precisamente um dos pontos destacados por Julen Lopetegui no lançamento da partida. “É um jogo de máxima dificuldade, contra uma boa equipa, com uma boa trajectória, e que em casa tem um registo fantástico. É uma equipa muita completa em todos os aspectos”, referiu o líder dos “dragões”. O espanhol gostaria que a sua defesa tivesse um dia descansado, mas sublinha que o adversário tem uma mentalidade ofensiva. “Vai ser uma prova dura, ante uma equipa que gosta de atacar muito, de procurar a baliza contrária, e temos de dar resposta a esse tipo de equipa”, disse.

Sp. Braga e FC Porto já se enfrentaram duas vezes nesta temporada. Na primeira ocasião, na 1.ª volta da Liga, no Dragão, ganhou a formação da casa (2-1: golos de Indi, Quintero e Zé Luís). Na Taça da Liga, em Braga, houve empate a um (Evandro e Alan), num jogo em que o FC Porto teve dois atletas expulsos antes do intervalo.

Sugerir correcção
Comentar