Um golo que colocou Jamie Vardy nas páginas dos livros de história

Leicester City empatou 1-1 com o Manchester United e foi alcançado na liderança da Premier League pelo Manchester City, mas Vardy reforçou o estatuto de melhor marcador da prova e obteve um feito histórico

Foto
Vardy, Jamie Vardy Oli Scarff/AFP

Esta não foi uma semana como as outras para o Leicester City. Os foxes foram líderes isolados da Premier League, uma glória improvável para uma equipa que na temporada transacta passou por dificuldades para sobreviver no principal escalão do futebol inglês. Agora estiveram no centro de todas as atenções, até porque iam jogar contra o poderoso Manchester United. O teste foi superado com um empate (1-1) e a história de encantar continua. Muito graças a Jamie Vardy.

O avançado de 28 anos é, por estes dias, um dos homens mais felizes do mundo: lidera a tabela dos melhores marcadores da Premier League, com 14 golos, e, ao marcar pelo 11.º jogo consecutivo na Premier League (criada em 1992), bateu o melhor registo anterior, que pertencia a Ruud van Nistelrooy. No ano em que o avançado holandês estabeleceu esse recorde, Vardy jogava no Stocksbridge Park Steels, uma equipa amadora do oitavo escalão, onde recebia 30 libras por jogo para complementar o ordenado que ganhava a trabalhar 12 horas por dia numa fábrica de próteses. A marcar há 11 partidas consecutivas, Vardy ainda tem desafios pela frente: se repetir a proeza no próximo encontro do Leicester City (frente ao Swansea), igualará o recorde histórico do futebol inglês, estabelecido por Jimmy Dunne, do Sheffield United, em 1931-32.

Num King Power Stadium em euforia, tudo começou da melhor maneira para a equipa orientada por Claudio Ranieri, que chegou à vantagem aos 24’. O guarda-redes Kasper Schmeichel lançou Christian Fuchs, que com um grande passe descobriu Jamie Vardy. O homem do momento passou com classe por Darmian e bateu David de Gea. Porém, mesmo antes do intervalo, o Manchester United despejou um balde de água gelada sobre os adeptos do Leicester City. Schweinsteiger, após um canto, cabeceou sem hipóteses para Schmeichel. O alemão pareceu fazer falta sobre Okazaki, mas o golo foi validado.

O segundo tempo começou com o Manchester United ao ataque. A equipa de Louis van Gaal esteve perto de marcar logo aos 49’, quando Schweinsteiger voltou a ameaçar. Mas Schmeichel opôs-se com uma grande defesa. Os foxes dispuseram de uma excelente oportunidade para regressar à vantagem quando, num contra-ataque rápido, Riyad Mahrez colocou a bola em Leonardo Ulloa. O argentino passou por Chris Smalling e disparou, mas David de Gea afastou o perigo com uma defesa apertada, com os pés (66’).

O Leicester City foi alcançado na liderança da Premier League pelo Manchester City, que voltou aos triunfos diante do Southampton (3-1). O português José Fonte foi titular nos saints, mas saiu lesionado ainda na primeira parte. Outros portugueses em Inglaterra foram mais felizes: no segundo escalão, Lucas João marcou no empate do Sheffield Wednesday e Nélson Oliveira “bisou” na vitória do Nottingham Forest.

Em Espanha, o azar bateu à porta de Tiago. O médio do Atlético de Madrid fracturou a tíbia direita e poderá ter em risco a presença no Euro 2016. Após um longo período de afastamento da selecção nacional, Tiago tem feito parte das opções de Fernando Santos, com 620 minutos repartidos por oito jogos.

Os colchoneros receberam e venceram o Espanyol com um golo solitário de Griezmann e seguem na perseguição ao Barcelona. A equipa de Luis Enrique goleou a Real Sociedad (4-0), embalada pela sua “sagrada trindade”. O resultado começou a ser desenhado aos 22’, com um golo de Neymar. O uruguaio Luis Suárez rubricou o 2-0 aos 41’, com uma belíssima finalização de primeira. Neymar “bisou” aos 53’ e Lionel Messi, que antes acertara na trave da baliza adversária, juntou o seu nome à lista de marcadores já no período de compensação.

E, nos campeonatos mais previsíveis do futebol europeu, o Bayern Munique averbou a 13.ª vitória (2-0 frente ao Hertha Berlim) em 14 jornadas da Bundesliga, comandando a tabela com 11 pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund, que recebe o Estugarda neste domingo. Em França a incerteza é ainda menor: o Paris Saint-Germain goleou o Troyes (4-1) e já tem 15 pontos de avanço sobre o segundo, o surpreendente Angers. O Caen pode ficar a 13 pontos do PSG se neste domingo vencer o Bordéus.

Sugerir correcção
Comentar