Um golo bastou para Fernando Santos manter a esperança

Grécia vence a Lituânia e manteve os três pontos de desvantagem para a surpreendente Bósnia

Fernando Santos manteve viva a esperança do apuramento grego Aris Messines/AFP (arquivo)

Um golo de Christodoulopoulos, aos 20’, manteve oesta sexta-feira a Grécia de Fernando Santos na luta pelo primeiro lugar do Grupo G de qualificação para o Mundial do Brasil. Um triunfo suado na Lituânia, que acabou por deixar mais confortável no segundo lugar a selecção orientada pelo técnico português. Na liderança isolada desta classificação continua a extraordinária Bósnia-Herzegovina, equipa que Portugal afastou nos play-off de apuramento para o Mundial 2010 e Euro 2012, ao golear fora a Letónia, por 5-0. Uma mão cheia de golos que torna a selecção bósnia na mais concretizadora da zona europeia de apuramento até ao momento.

No total, a Bósnia já apontou 23 golos em seis partidas já disputadas, numa excelente média de 3,8 por encontro, sofrendo apenas três. A Alemanha, que alinha no Grupo C e não jogou esta sexta-feira, ocupa a segunda posição nesta estatística, com menos um golo (23), mas com mais quatro sofridos (7). Mais longe do Brasil ficou a Eslováquia, que foi, inesperadamente, surpreendida no terreno do modesto Liechtenstein, onde empatou a uma bola. Um resultado que manteve os eslovacos no terceiro posto do Grupo G, mas agora a cinco pontos da Grécia e a oito da Bósnia.
 

O Montenegro, líder do Grupo H de qualificação, protagonizou o resultado mais inesperado do dia, ao ser goleado em casa pela Ucrânia, por 4-0. Um desfecho que agradou em particular à Inglaterra (que não jogou esta sexta-feira), segunda classificada, que manteve os dois pontos de distância do primeiro lugar. A partida entre montenegrinos e ucranianos foi bastante acidentada, com três jogadores expulsos, dois dos quais da equipa da ex-Jugoslávia.
 

No Grupo A, a Bélgica deu um passo importante rumo ao Mundial, ao receber e bater a Sérvia, por 2-1. Com este resultado, os belgas isolaram-se na liderança da qualificação, com mais três pontos do que a Croácia, que foi surpreendida em casa pela Escócia (que ocupava o último lugar do agrupamento antes da partida, com apenas dois pontos conquistados em seis jogos), perdendo por 1-0.
 

Num dos encontros mais sonantes desta sexta-feira, a Itália empatou a zero golos na República Checa, mantendo a liderança isolada do Grupo B, com mais quatro pontos do que a Bulgária. Já os checos comprometeram o apuramento, num jogo em que estavam proibidos de perder.
 

Quente continua a luta pelo segundo lugar do Grupo C, que é confortavelmente comandado pela Alemanha. À partida para os jogos desta sexta-feira, três equipas estavam empatadas na perseguição aos germânicos (que tinham oito pontos de vantagem), sobrando duas no final da ronda. Para tal valeu a derrota da Suécia na Áustria (2-1), que retirou os nórdicos deste lote, mantendo os austríacos no segundo posto, com os mesmos pontos da República da Irlanda. Esta selecção orientada pelo veteraníssimo Giovanni Trapattoni, de 74 anos, recebeu a modesta equipa das Ilhas Feroé para uma vitória tranquila, por 3-0.
 

Destaque ainda para o brilharete da selecção de Malta, que bateu fora a Arménia (0-1), somando os primeiros pontos na qualificação.
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues