A Volta a Espanha entra no sábado no primeiro de três dias consecutivos de alta montanha que ajudarão a definir mais as coisas no topo da classificação. Entre amanhã e segunda-feira, os ciclistas vão ultrapassar 12 contagens de montanha e passarão por três chegadas em alto. Talvez por isso — e também pelo mérito dos fugitivos —, esta sexta-feira o pelotão não conseguiu anular uma fuga de sete elementos que permitiu a Steve Cummings festejar o triunfo na 13.ª etapa, ainda totalmente cumprida na Galiza, entre Santiago de Compostela e Ferrol.
Há mais de 20 anos que um ciclista nascido em Inglaterra não vencia na Vuelta. Cummings (BMC), que no ano passado destacou-se na Volta ao Algarve, na qual ganhou uma etapa e foi líder durante algum tempo, começou por brilhar no ciclismo de pista, modalidade em que foi vice-campeão olímpico em 2004, ao lado de Bradley Wiggins, e campeão mundial em 2005.
Para vencer em Ferrol, o inglês lançou um ataque na parte final que deixou para trás Cameron Meyer (Orica GreneEdge) e Juan Antonio Flecha (Sky). Os outros quatro elementos do grupo de sete que andou grande parte da etapa na frente foram Linus Gerdemann (Radioshack), Thomas De Gendt (Vacansoleil), Simon Clarke (Orica GreneEdge) e Elia Viviani (Liquigas).
O pelotão não demorou a chegar, pois cortou a meta a 40 segundos de Cummings, liderado pelo sprinter alemão John Degenkolb, que perdeu uma boa oportunidade de conquistar a 5.ª vitória nesta edição da prova. Hernâni Broco foi o único dos seis portugueses que não chegou integrado neste grupo. O homem da Caja Rural foi apenas 166.º, a 10m01s do vencedor, e desceu de 49.º para 58.º na geral. O seu colega de equipa, André Cardoso, foi o melhor dos atletas nacionais, ao ser o 22.º mais rápido, e continua a ser o português mais bem posicionado na geral (29.º).
A camisola vermelha continua a ser usada por Joaquim ‘Purito’ Rodríguez (Katusha), que tem 13 segundos de vantagem sobre Alberto Contador (Saxo Bank) e 51 sobre Chris Froome (Sky). Na etapa deste sábado há duas contagens de terceira categoria, uma de segunda e duas de primeira, incluindo aquela onde está situada a meta, no Puerto de Ancares, a 1470m de altitude.

Comentários