UEFA pune Albânia com derrota por 3-0 mas Sérvia também não pontua

Portugal sai beneficiado com decisão do órgão disciplinar na sequência dos confrontos de 14 de Outubro em Belgrado.

Foto
O jogo foi interrompido por um drone e acabou em confrontos entre jogadores e adeptos das duas selecções REUTERS/Marko Djurica

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA atribuiu nesta sexta-feira à Sérvia a vitória por 3-0 no jogo contra a Albânia que terminou em confrontos, mas decidiu também que os sérvios não pontuam no grupo de qualificação para o Euro 2016, onde Portugal está incluído.

As federações dos dois países terão também que pagar uma multa de 100 mil euros cada em virtude dos incidentes que levaram à interrupção do jogo. Além disso, a Sérvia terá ainda de jogar dois jogos à porta fechada.

A decisão do órgão máximo de disciplina do futebol europeu surge na sequência dos acontecimentos no passado dia 14 de Outubro em Belgrado, quando o Sérvia-Albânia de qualificação para o Campeonato da Europa de futebol, foi interrompido por um drone que transportava uma bandeira da grande Albânia e acabou em confrontos entre adeptos e jogadores das duas selecções.

Perto do final da primeira parte, com 0-0 no marcador, um drone com a bandeira começou a sobrevoar o relvado, obrigando à interrupção da partida. Quando o ex-benfiquista sérvio Mitrovic tentou puxar o engenho, foi empurrado por vários jogadores albaneses, situação que alastrou aos restantes jogadores e equipas técnicas. Seguiu-se uma invasão de campo dos espectadores, para além de confrontos entre alguns adeptos e as forças de segurança.

Martin Atkinson, o árbitro inglês designado para a partida, ordenou que as equipas recolhessem aos balneários. Depois do intervalo, Dick Advocaat, seleccionador da Sérvia, ainda subiu ao relvado, mas o jogo, para o qual não foi permitida a entrada de quaisquer adeptos albaneses, já não seria retomado. Alguns minutos depois, a equipa da casa ainda foi saudar os espectadores, mas a bola não voltou a rolar.

“Nós só podemos lamentar que o futebol tenha ficado em segundo plano. Para já, é difícil tirar conclusões ou fazer comentários”, diria no final da partida o central Ivanovic, capitão da selecção sérvia.

Portugal beneficiado
Segundo os regulamentos disciplinares da UEFA, a federação que organiza o jogo é “responsável pela ordem e segurança dentro e fora do estádio, antes, durante e depois dos jogos”. Uma das penas previstas é precisamente a atribuição de uma derrota por 3-0 à selecção que se considere responsável pelos acontecimentos.

A selecção portuguesa acaba por sair directamente beneficiada com esta decisão da UEFA, uma vez que vê dois dos seus adversários no grupo de qualificação para o Euro jogarem uma partida sem somarem qualquer ponto. No mesmo dia em que se jogou o Sérvia-Albânia, Portugal derrotou a Dinamarca em Copenhaga por 0-1. Antes, no primeiro jogo de qualificação disputado em Aveiro, perdera pelo mesmo resultado com a Albânia, num desfecho que precipitaria a saída de Paulo Bento do cargo de seleccionador nacional e a sua substituição por Fernando Santos.

O primeiro-ministro albanês, Edi Rama, já veio, entretanto, considerar injusta a sanção da UEFA, ao mesmo tempo que apoiou a decisão da federação albanesa de futebol de recorrer. "Hoje não foi feita justiça, tendo em conta o que aconteceu no estádio de Belgrado", declarou Rama na rede social Twitter. Também a federação sérvia anunciou que vai recorrer do castigo.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários