UEFA cria Liga europeia para equipas jovens

O organismo que gere o futebol europeu avançou para uma competição continental que arrancará já no próximo ano.

Foto
A UEFA vai criar uma nova competição para equipas jovens Fabrice Coffrini/AFP

A UEFA Youth League, nova competição europeia de futebol em sub-19, foi aprovada na quinta-feira pelo Comité Executivo do organismo e será disputada por 32 equipas, com a primeira edição a iniciar-se em Setembro de 2013.

A selecção dos clubes participantes será feita a partir dos 32 representantes na fase de grupos da Liga dos Campeões, aos quais vai ser dada a oportunidade de competirem também com as equipas de sub-19.

Os jogos decorrerão sensivelmente nas mesmas datas da Champions e nas proximidades dos estádios onde forem disputadas as partidas das equipas principais, uma opção ditada por razões logísticas.

São apurados os primeiro e segundo classificados da fase de grupos, começando em Fevereiro de 2014 a fase a eliminar, disputada apenas a uma mão.

“É uma grande oportunidade para os jovens jogadores se desenvolverem”, considera Michel Platini. “Acreditamos que a UEFA Youth League é um atractivo adicional para os clubes que jogam a Liga dos Campeões ", completou o presidente da UEFA.

Esta competição parte de um pedido feito há três anos pelos próprios clubes e foi produzida em colaboração com a Associação Europeia de Clubes (ECA), entre outras instituições. 

Sugerir correcção
Comentar