UEFA aumenta penalizações para casos de racismo no futebol

Organismo máximo do futebol europeu anunciou que futebolistas, árbitros e treinadores europeus que sejam declarados culpados de actos de racismo sofrerão uma suspensão de 10 jogos.

Foto
As penalizações também serão reforçadas pelos comportamentos racistas envolvendo adeptos Jacques Demarthon/AFP (arquivo)

O Comité Executivo da UEFA, reunido em Londres, anunciou esta quinta-feira que os futebolistas, árbitros e treinadores europeus que sejam declarados culpados de actos de racismo sofrerão uma suspensão de 10 jogos.

Estas novas sanções serão válidas para todos os campeonatos e provas reguladas pela UEFA, embora o secretário-geral do organismo Gianni Infantino tenha já admitido que as federações de futebol de cada país continuarão a ter a possibilidade de introduzir alterações ao número de jogos de suspensão.

Além destas medidas, a UEFA estabeleceu também penalizações para os clubes caso os seus adeptos se manifestem com comportamentos ou insultos racistas, sendo que o estádio será parcialmente interdito após um primeiro aviso e completamente suspenso caso se verifiquem novas infrações, com a adição de uma multa de 50 mil euros para o clube.

A UEFA alargou ainda as penalizações para casos de violência verbal ou física contra os árbitros de partida, aumentando de dois para três jogos de suspensão em caso de violência verbal e de 10 para 15 em caso de agressão física.

As medidas ratificadas esta quinta-feira pelo Comité Executivo do organismo que regula o futebol europeu entrarão em vigor já na próxima semana, no dia 1 de Junho. 

Sugerir correcção
Comentar