A UEFA aprovou o licenciamento do Vitória de Guimarães, que se apurou desportivamente para a Liga Europa, informou nesta terça-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Entre os clubes que tinham solicitado o licenciamento ao organismo europeu, o caso dos vimaranenses era o que suscitava mais dúvidas, por ter aderido ao Sistema Extrajudicial de Recuperação de Empresas (SIREVE), antigo Procedimento Extrajudicial de Conciliação (PEC).
O acordo de pagamento aos credores, que obedece a determinadas condições e que permite o normal funcionamento da actividade da empresa, podia, no entanto, comprometer as regras do fair play financeiro, dúvida que ficou esclarecida com a decisão da UEFA em aceitar o licenciamento do clube que acaba de conquistar a Taça de Portugal.
Na lista publicada hoje pela FPF, FC Porto e Benfica também receberam o aval para disputarem a fase de grupos da Liga dos Campeões, prova para a qual o Paços de Ferreira tentará também entrar por via do play-off. Caso falhe, entra directamente na fase de grupos da Liga Europa.
Na segunda prova europeia, só o Vitória de Guimarães tem lugar assegurado na fase de grupos da Liga Europa, por ter conquistado a Taça de Portugal.
Sporting de Braga disputará o acesso à competição por intermédio do play-off, enquanto o Estoril-Praia terá de começar na terceira pré-eliminatória.
Rio Ave, Sporting e Marítimo também receberam a licença da UEFA, mas não conseguiram apurar-se desportivamente para as competições europeias.

Comentar