Tudo resolvido em Manchester e Mönchengladbach

City e Borussia têm o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões na mão, mas há três confrontos em aberto

Foto
Nas sete épocas que leva como treinador, Pep Guardiola atingiu sempre, pelo menos, as meias-finais da Liga dos Campeões Reuters

O nome das últimas cinco equipas que vão figurar no sorteio de sexta-feira da fase de grupos da Liga dos Campeões apenas será conhecido esta quarta-feira, mas a visita do Steaua Bucareste, a Manchester, e do Young Boys, a Mönchengladbach, pode ser considerada como um mero formalismo: apenas um cataclismo impedirá o apuramento do City e do Borussia. Nas restantes três eliminatórias, continua tudo em aberto, mas FC Copenhaga, Red Bull Salzburgo e FK Rostov partem com ligeira vantagem na luta por um lugar entre as 32 melhores equipas da Champions.

Nas sete épocas de carreira que leva como treinador, Pep Guardiola atingiu sempre, pelo menos, as meias-finais da Liga dos Campeões e não será o Steaua Bucareste que vai impedir que o técnico catalão iguale um feito que apenas José Mourinho conseguiu: disputar a antecâmara da principal competição europeia de clubes em oito ocasiões.

Tanto nas quatro temporadas em que treinou o Barcelona (de 2008 a 2012), como nas três épocas que liderou o Bayern Munique (de 2013 a 2016), o espanhol superou sempre todos os obstáculos até às “meias”, acabando por vencer a prova por duas vezes, ambas com o Barcelona. Esta quarta-feira, no Etihad Stadium, Guardiola, agora no comando do Manchester City, não terá qualquer problema para garantir a continuidade na prova, depois da goleada imposta pelos ingleses há uma semana em Bucareste: 5-0.

Igualmente tranquila deverá ser a noite para André Schubert, treinador do Borussia Mönchengladbach. O quarto classificado da Bundesliga na última época alcançou na primeira mão uma vitória confortável em Berna, frente ao Young Boys, por 3-1, e as hipóteses de a equipa suíça, onde alinham os sérvios Sulejmani, que jogou no Benfica, e Milan Gajic, que representou o Boavista, afastar os alemães são quase nulas.

Bem diferente é o cenário nas restantes eliminatórias, sendo que o duelo entre Red Bull Salzburgo e o Dinamo Zagreb marcará a despedida de Eduardo da equipa croata. Zlatko Kranjcar, treinador do campeão da Croácia, confirmou esta semana que o guarda-redes português vai reforçar o Chelsea, mas antes de viajar para Londres, onde vai lutar com o bósnio Asmir Begovic pelo lugar de suplente de Thibaut Courtois, Eduardo tentará no Red Bull Arena ajudar o Dinamo Zagreb a apurar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O favoritismo será, no entanto, dos austríacos, que no primeiro jogo conseguiram um precioso empate a um golo na Croácia.

Em Rostov-na-Donu, nas margens do rio Don, o Ajax estará na mesma situação do Dinamo Zagreb e precisa de marcar pelo menos um golo, para conseguir inverter o resultado registado na primeira mão, em Amesterdão, onde holandeses e russos terminaram com uma igualdade (1-1). Embora o actual 5.º classificado do campeonato da Rússia entre em campo em vantagem, o registo das duas equipas na ronda anterior mantém a incerteza sobre quem conseguirá o apuramento. Na 3.ª eliminatória, o Ajax também começou por empatar em casa a um golo com o PAOK, garantindo a qualificação em Salónica com um triunfo, por 2-1. Já o Rostov, não conseguiu melhor do que um empate com o Anderlecht no Sul da Rússia (2-2), assegurando o lugar no play-off ao vencer na Bélgica.

Complicada será a tarefa do APOEL dos portugueses Mário Sérgio, Carlitos Oliveira, Nuno Morais e Estrela. Há uma semana, na Dinamarca, o clube cipriota foi derrotado, por 1-0, e terá agora que repetir a proeza conseguida em 2009-10, época onde a formação de Nicósia afastou o FC Copenhaga no play-off, vencendo por 3-1 em casa, após perder fora, por 1-0. 

Sugerir correcção
Comentar