Troféu Açores 2016 apresentado na BTL

Secretário regional do Turismo e Tranportes, Vítor Fraga, marcou presença na cerimónia

Foto
António Carmona (Stream Plan) e Pilar Melo Antunes (diretora da Azores Golf Islands e do Batalha Golf Course) com Vítor Fraga (secretário regional do Turismo e Transportes / © FILIPE GUERRA

O Pavilhão Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa foi hoje palco da apresentação do 3.º Troféu Açores/5.º Troféu Ibérico de Clubes/Taça Vinhos de Portugal, com a presença do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e do Director Executivo da Associação de Turismo dos Açores, Francisco Coelho. 

Nas suas terceiras e quintas edições, respetivamente, estes troféus voltam a explorar o conceito de Liga de Clubes de Golfe disputada entre clubes da Península Ibérica, mas alargando desta vez o âmbito a outros países, o que potencia a importância do evento na promoção dos Açores como destino turístico de golfe de eleição. 

Confirmada está já uma classificativa em Julho no Buckinghamshire Golf Club, em Inglaterra, decorrendo conversações bem encaminhadas para que o Canadá (Toronto) e os Estados Unidos (Boston), onde existem grandes comunidades de portugueses oriundos dos Açores, também façam parte do calendário para este ano. Em Espanha, será o Norba Club de Golf, em Cáceres, numa prova de apuramento a disputar em setembro.

Plateia no Pavilhão Açores, durante a apresentação / © FILIPE GUERRA 

Em 2015 a competição organizada pelo Club de Golf Ibérico e pela Stream Plan superou todas as expectativas de crescimento, não só nos torneios de qualificação mas também na Final, ao duplicar o número de participantes e de clubes envolvidos, para além de, pela primeira vez, ter havido um clube espanhol na Final. Participaram quase 1400 jogadores num total de 22 classificativas em outros tantos clubes. 

Nas provas classificativas para o Troféu Açores, o vencedor será designado pelo melhor resultado net, que se apura para representar o seu clube na Final a disputar na ilha de São Miguel. Depois, cabe-lhe designar, entre os sócios efetivos do seu clube, o parceiro/a com quem pretende formar equipa no Troféu Ibérico de Clubes – Taça André Jordan, que se realiza em simultâneo. A Final em 2016 será jogada no Batalha Golf Course, em São Miguel, a 22 e 23 de outubro. 

O jovem Francisco Martins da Silva, do Clube de Golfe Médico, é o actual detentor do Troféu Açores, e quanto à prova colectiva, depois de dois anos seguidos de domínio do Clube de Golfe de Viseu, o ano passado foi a vez de sagrar-se Campeão Ibérico de Clubes a Delegação Norte da Associação Nacional de Seniores de Golfe (ANSG), representada por Alfeu Casimiro Rodrigues e António Marques Pires.

Troféu Açores e Troféu Ibérico de Clubes / © FILIPE GUERRA 

A Stream Plan e o Governo Regional dos Açores estão em perfeita sintonia na necessidade de promover a Região Autónoma como um destino turístico de golfe, nacional e internacionalmente, como se depreende da apreciação global de Vítor Fraga, o Secretário Regional de Turismo e Transportes:

“É com prazer que o Governo dos Açores se associa ao Troféu Açores 2016, que terá o seu torneio final em Outubro deste ano. Estamos certos que os participantes que virão aos Açores participar neste evento irão disputar os seus jogos rodeados de natureza exuberante em campos de grande qualidade e com uma orga-nização exemplar. Lanço o desafio  à organização para que, nos jogos de apuramento que se irão realizar entre maio e setembro, nos diversos campos nacionais, nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e Espanha,  os Açores sejam promovidos como um destino de férias activas por excelência, em que a prática de golfe é efectuada em perfeita simbiose com a natureza. Agradeço aos promotores  a confiança depo-sitada nos Açores para a realização deste evento que em muito dignifica a nossa Região como destino Turístico Ativo.” 

O evento tem o alto patrocínio da Associação de Turismo dos Açores. O promotor é a Stream Plan, empresa que encerra nos seus quadros e em parcerias diretas uma vasta equipa com grande experiência na orga-nização de eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Volvo Ocean Race, Rali Dakar, Campeonatos do Mundo de Vela, Troféu de Portugal TP52, Lisbon Grand Prix Offshore, WCT Figueira Pro, etc.). 

Em golfe, alguns dos seus elementos foram responsáveis ou colaboraram, para além das edições do Açores Ladies Open, na realização de mais de 30 eventos de golfe do European Tour, incluindo o Open de Portugal, Estoril Open de golfe, Madeira Islands Open e Brasil Open, e ainda inúmeros eventos do European Challenge Tour, Ladies European Tour e European Seniors Tour. 

“O Troféu Açores tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes circuitos de golfe em Portugal e como uma ferramenta essencial do Turismo dos Açores no seu posicionamento e atractividade”, sublinha José Carmona Santos, da Stream Plan. “Aos 1400 participantes nacionais e espanhóis, que participaram em 2015, juntaremos este ano cerca de 200 participantes de um clube britânico, de um clube dos Estados Unidos e de um clube canadiano, consolidando o circuito como uma prova internacional promotora do destino Açores e das rotas da Azores Airlines.” 

E acrescenta: “Desportivamente continuaremos a promover uma forte relação com os clubes participantes, incentivando-os a escolherem as suas melhores e maiores provas e em alguns casos a continuarem com os seus rankings específicos classificativos para a grande Final. O tema do vinho continuará a também fazer parte do ADN desta prova e a Vini Portugal acompanhará a prova nas suas deslocações internacionais. A Final em outubro coincidirá com a grande feira de Vinhos de S. Miguel nos Açores.”

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar