Triatlo: Gómez Noya conquista "tetra" nos Europeus de Lisboa

João Pereira e João Silva terminaram a prova em sexto e sétimo lugar, respectivamente.

Foto
Gómez Noya, no momento de cortar a meta DR

O espanhol Javier Gómez Noya conquistou neste sábado o seu quarto título de campeão europeu de triatlo, em Lisboa, numa prova em que João Pereira foi sexto e João Silva foi sétimo.

Gómez Noya juntou mais um título continental, reeditando os sucessos de 2007, 2009 e 2012 aos cinco ceptros de campeão do mundo e à medalha de prata conquistada em Londres2012, ao concluir a prova em 1h49m30s.

O galego cruzou a meta, na Meo Arena, em Lisboa, após 1,5 quilómetros a nadar, 40 a pedalar e 10 a correr, em menos 39 segundos do que o russo Dmitry Polyanskiy, enquanto o suíço Andrea Salvisberg terminou no terceiro lugar, a 1m02s.

João Pereira foi sexto, em 1h50m39s, numa posição discutida ao sprint com João Silva, sétimo, que gastou mais um segundo do que o compatriota e companheiro do Benfica.

"Procurei dar o meu máximo na natação, tive a infelicidade de não me conseguir colar no grupo da frente na bicicleta, tentando-me resguardar um pouco e esperar um pouco de sorte que não tive. A partir daí, na corrida, foi tentar trabalhar com o João [Silva] para procurarmos a melhor posição possível", explicou João Pereira, que igualou o seu melhor resultado em Europeus, obtido em 2011.

João Silva, por seu lado, acabou por fazer um balanço risonho da sua prestação: "Acho que foi uma prova muito positiva, o apoio foi fundamental para o nosso bom desempenho. Tive pena de nenhum de nós ter conseguido sair na frente da natação e de não nos termos organizado melhor no ciclismo para diminuir a distância para os da frente", referiu o atleta natural da Benedita.

O também benfiquista Pedro Palma foi o terceiro melhor português na prova de elite masculina, com o registo de 1h51m50s. Miguel Arraiolos, recentemente qualificado para os Jogos Olímpicos Rio2016, terminou no 41.º posto, em 1h55m26s, mesmo assim à frente do búlgaro Iva Vasiliev, campeão da Europa em 2013, e do francês David Hauss, detentor do título, que não foram além dos 42.º e 43.º lugares, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar