Três razões para Cristiano Ronaldo ganhar a Bola de Ouro

No dia em que a FIFA e a France Football, atribuem o prémio de melhor jogador do ano, o PÚBLICO elenca alguns argumentos a favor dos três finalistas.

Foto
Ronaldo ajudou Portugal a chegar às meias-finais do Euro 2012 Janek Skarzynski/AFP

1. Ajudou a parar o Barcelona Campeão espanhol pelo Real Madrid, Cristiano Ronaldo foi fundamental no feito da equipa de José Mourinho. Marcou 40 golos em 39 jogos do campeonato, ajudando a conseguir aquilo que muitos consideravam impossível: parar o Barcelona de Pep Guardiola. "

2. Atleta completo, mesmo sem ajuda de Xavi e Iniesta
Ninguém duvida da capacidade atlética, técnica e psicológica de Cristiano Ronaldo, que está ao nível dos melhores de sempre. É verdade que o Real Madrid não é uma equipa de segunda (tem alguns dos melhores jogadores do mundo), mas também é certo que, ao contrário de Messi, Ronaldo não tem o respaldo de Messi e Iniesta e de toda uma filosofia que dá ao argentino uma enorme estabilidade. Além disso, é um jogador completo. Marca livres, tem bom jogo de cabeça, remata com os dois pés, é rápido. “É o jogador ideal”, diz Ruud Gullit. “É o melhor avançado da história do Real Madrid”, argumenta Emilio Butragueño, ex-jogador madridista e actual dirigente do clube espanhol.

3. Meias-finais do Euro 2012
O desempenho na selecção tem sido, desde sempre, uma pecha apontada a Cristiano Ronaldo. Mas o Euro 2012 serviu para desfazer muitas dessas críticas. Apesar do mau início na Ucrânia, Cristiano libertou-se no jogo com a Holanda e acabou por ser importante no caminho de Portugal para as meias-finais. Um terceiro lugar para Portugal é sempre assinalável. Claro que se pode ver o copo meio cheio ou meio vazio, mas até Maradona ficou rendido. "Mostrou aos seus compatriotas que merece uma monumento em Lisboa", disse  o argentino, citado pela site da FIFA.

Sugerir correcção
Comentar