Três minutos deixam o Sevilha a um passo da final

Depois de vencerem o Valência por 2-0 em casa, os andaluzes só precisam de segurar a vantagem para passarem à final da Liga Europa.

Foto
Jose Jordan/AFP

No primeiro confronto entre as duas equipas espanholas em competições europeias, o Valência, mesmo fora de casa, começou melhor, mas não criou grandes oportunidades de golo. O Sevilha, por outro lado, mostrou-se mais eficaz depois de acordar para o jogo e balançou as redes duas vezes logo na primeira parte, num intervalo de apenas três minutos, colocando-se em vantagem (2-0) nas meias-finais da Liga Europa.

O Valência entrou melhor no estádio Ramón Sánchez Pizjuán. Logo nos 3’, Fuego criou a primeira oportunidade mas sem perigo grande perigo para a baliza de Beto. Aos 21’, foi a vez de Paco Alcácer tentar abrir o marcador, mas o guarda-redes do Sevilha voou e segurou a bola. Na recarga, Bernat rematou para fora.

Até ao meio da primeira parte, a equipa da casa não havia rematado uma única vez. Foi apenas no minuto 27 que Fazio, aproveitando-se do bom cruzamento de Rakitic, fez um cabeceamento que saiu muito perto do poste de Guaita. A formação de Unai Emery voltou a atacar um minuto depois, após uma excelente desmarcação de Bacca, que rematou sem perigo.

Aproveitando a boa fase da equipa e um livre indirecto, Rakitic (33’) cruzou a bola com precisão para Daniel Carriço, que tocou de cabeça para Mbia. O camaronês, em evidente posição de fora-de-jogo, dominou a bola de peito na pequena área e finalizou de calcanhar para dentro das redes.

Três minutos depois, os andaluzes voltaram a mostrar a sua eficácia. Agora foi a vez de Bacca que, depois de receber um passe preciso de Vitolo, se desmarcou com uma diagonal e rematou com força para o canto esquerdo da baliza, não dando hipóteses a Guaita.

Ainda na primeira parte, o 3-0 quase surgiu através da cabeça de Fazio (45’), mas o guarda-redes do Valência foi imperial ao evitar que o resultado se tornasse ainda mais desfavorável para a formação de Juan Antonio Pizzi.

Na segunda parte, o jogo ganhou o equilíbrio que não se viu nos primeiros 45 minutos. Enquanto o Valência procurava diminuir a desvantagem, o Sevilha tentava ampliar o marcador, sem se preocupar exclusivamente com as tarefas defensivas.

Na verdade, foi a equipa da casa que criou a primeira grande oportunidade desde o retorno dos balneários. Depois de Bacca ter recebido um passe à medida de Rakitic (55’), o colombiano viu-se frente-a-frente com Guaita, mas perdeu o duelo com o guarda-redes. Os visitantes reagiram depois com duas óptimas jogadas de Vergas (66’ e 88’) - sendo que a última terminou na barra – mas nenhuma resultou em golo.

Já nos descontos, Vicente Iborra quase marcou o terceiro. O espanhol recebeu outro passe excepcional de Rakitic, uma das figuras do confronto, mas falhou à boca da baliza.

Com este resultado, a equipa de Sevilha deu um passo importante para ser o representante espanhol na final da Liga Europa. No entanto, os valencianos ainda terão uma palavra a dizer, dentro de uma semana, no Estádio Mestalla.  Editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar