Treino da Nigéria cancelado enquanto jogadores discutem prémios de jogo

Jogadores exigem um bónus pela qualificação para os oitavos-de-final.

Foto
A Nigéria venceu a Bósnia por 2-1, conseguindo a qualificação Luis Acosta / AFP

Depois do Gana, é a selecção nigeriana a enfrentar problemas em torno dos prémios monetários no Campeonato do Mundo. Os desentendimentos entre jogadores e federação levaram mesmo ao cancelamento do treino de quinta-feira em Campinas.

A versão oficial da Federação Nigeriana de Futebol (FNF) é a de que a sessão de treino agendada para quinta-feira foi cancelada para “os jogadores descansarem”, de acordo com a AFP.

No entanto, na base da decisão está um protesto dos jogadores em relação à atribuição dos prémios de jogo, nomeadamente no que respeita à passagem aos oitavos-de-final do Mundial. A Nigéria qualificou-se no segundo lugar do grupo F, após uma vitória e um empate, e vai jogar com a França na segunda-feira, em Brasília.

O acordo estabelecido entre a federação e os jogadores foi o de atribuir um prémio consoante os resultados. Assim, o empate 0-0 com o Irão rendeu cinco mil dólares a cada jogador (3700 euros) e a vitória frente à Bósnia-Herzegovina por 1-0 foi premiada com dez mil dólares (7300 euros).

Os jogadores nigerianos reclamam agora a entrega de um prémio de 30 mil dólares pela obtenção da qualificação, de acordo com a BBC.

O que estava estabelecido pela FNF era, para além dos prémios por vitória ou empate, a distribuição de 30% do valor que a FIFA entregaria à federação pela presença nos “oitavos”. Essa percentagem seria aumentada consoante a progressão da Nigéria no torneio.

Jogadores e dirigentes tentam agora alcançar um acordo e o treinador Stephen Keshi garante que o diferendo não vai afectar a preparação da equipa para o próximo desafio. A federação confirmou que a selecção vai viajar na sexta-feira para Brasília.

Sugerir correcção
Comentar