Transferências internacionais caíram 1% em 2012

Portugal-Brasil é a rota mais comum segundo os dados da FIFA.

Hulk, do FC Porto para o Zenit, foi uma das transferências de 2012 Olga Maltseva/AFP

A FIFA registou um total de 11.555 transferências internacionais de futebolistas no ano 2012. Um valor que “representa uma queda de 1% em comparação com o ano anterior”, pode ler-se na página oficial da FIFA na Internet.

Os dados do organismo que tutela o futebol mundial contabilizam apenas transferências entre clubes de países diferentes, e não dentro de um país, e foram obtidos através do sistema TMS (Transfer Matching System), ferramenta on-line que torna as transferências internacionais de jogadores mais rápidas, simples e transparentes.

“Portugal – Brasil foi a rota de transferências mais comum, enquanto a nacionalidade brasileira foi a mais representada nos movimentos do mercado internacional”, acrescenta a FIFA.

O organismo que tutela o futebol mundial revela ainda que os clubes pagaram a intermediários comissões que são, em média, 28% do valor do negócio. Cinco minutos foi o tempo despendido, em média, para efectuar uma transferência no sistema TMS, esclarece ainda a FIFA, especificando que a idade média dos futebolistas envolvidos nas 11.555 transferências de 2012 foi de 24 anos e dez meses. O mais jovem tinha 16 anos (transferido de Inglaterra para o País de Gales), enquanto o mais velho contava 45 anos (da Ucrânia para o Tajiquistão).

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues