“Todos os estádios do Mundial 2014 vão estar prontos a tempo”

O vice-ministro do Desporto do Brasil garantiu que não há ameaças ao cumprimento dos prazos estabelecidos.

Foto
O Estádio Castelão, em Fortaleza, foi o primeiro a ficar pronto Evaristo Sá/AFP

Faltam 18 meses para o começo do Mundial 2014, no Brasil, e a Arena Amazónia, em Manaus – uma das 12 cidades anfitriãs da prova –, vai estar pronta a tempo, garantiu nesta quarta-feira o vice-ministro brasileiro do Desporto, Luis Fernandes. “Não há qualquer ameaça, em nenhuma das 12 cidades anfitriãs, ao cumprimento dos prazos estabelecidos”, garantiu o responsável, afastando os receios expressos pela FIFA.

“Estamos confiantes de que todas as cidades anfitriãs serão confirmadas e não haverá ameaças a nenhuma delas”, acrescentou Luis Fernandes. No mês passado, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, mostrou-se preocupado em relação ao cumprimento dos prazos, nomeadamente no caso de Manaus.

“Para o Governo brasileiro e para os nossos parceiros a nível municipal e estadual, o Campeonato do Mundo é uma oportunidade histórica para fomentar o desenvolvimento nacional, e isso implica desenvolvimento regional por todo o país”, sublinhou o vice-ministro brasileiro do Desporto.

“Manaus está localizada no coração da Amazónia, e isso acrescentou complexidade à organização do Mundial. Não é um local de fácil acessibilidade, como são outras cidades, por isso requer atenção especial, devido à natureza específica da cidade”, acrescentou Luis Fernandes. “Não creio que seja correcto dizer-se que os prazos não estão a ser cumpridos naquilo que é essencial para ter o Mundial lá [em Manaus], porque há vários desafios. Temos barcos que serão utilizados como alojamento durante o Mundial. Temos de decidir se as equipas ficam em Manaus para os jogos ou se ficam alojadas noutras regiões e voam para jogar. Não há qualquer obstáculo a que Manaus receba jogos em 2014”, vincou o mesmo responsável.

Luis Fernandes admitiu ainda que o Governo do Brasil está consciente de que a gestão e a operação dos aeroportos brasileiros terão de ser melhoradas antes do Mundial, e especialmente antes da Taça da Confederação, que se disputa em 2013, em seis dos 12 recintos do Mundial, e é uma espécie de ensaio geral para o Campeonato do Mundo. “O que se vê hoje nos aeroportos não é o que se vai ver durante os torneios. Temos planos para os dias de jogos, para os dias anteriores e os dias seguintes. Estamos confiantes de que as operações nos aeroportos melhorarão significativamente”, sublinhou.

Por enquanto, prosseguem os trabalhos em todos os estádios que deverão receber jogos do Mundial 2014. O primeiro a ser terminado, o Estádio Castelão, em Fortaleza – com capacidade para 65 mil espectadores –, será inaugurado no domingo, com um concerto de uma banda local, no qual marcará presença a Presidente, Dilma Rousseff. O recinto deverá receber o primeiro jogo de futebol no dia 27 de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar