Tiago Cruz vai mesmo jogar na Dinamarca

Subiu 499 lugares no ranking mundial graças ao 10.º lugar no Madeira Open BPI

Foto
Tiago Cruz tem nova oportunidade de brilhar na Dinamarca / © FILIPE GUERRA

Foi uma prova fantástica, a que o estorilense Tiago Cruz protagonizou no Madeira Islands Open BPI, no Clube de Golfe do Santo da Serra. No final do primeiro dia, estava no grupo dos 119.º classificados, mas daí até ao fecho da prova subiu 109 lugares para terminar no trio dos décimos, a sua melhor classificação no European Tour. Como se não bastasse, hoje subiu 499 lugares no ranking mundial, de 1618.º para 1119.º. 

Um top 10 no European Tour vale entrada directa no torneio seguinte do circuito, e, como o WGC-Bridgestone Invitational e o US PGA Championship das próximas duas semanas não entram nessas contas, Tiago tem direito a jogar o Made in Denmark (prize-money de 1,5 milhões de euros), de 20 a 23 de Agosto no Himmerland Golf & Spa Resort, em Farso, Dinamarca. 

Ontem, no final do Madeira Open BPI, o campeão nacional de profissionais ainda não sabia se iria participar, dizendo: “Ainda não pensei bem nisso. Tenho esse direito mas tenho de pensar no que é melhor para mim. De calendário não tenho nada em Agosto, até seria bom, mas a Dinamarca é um país caro, a viagem também, tem um pouco a ver com isso. Se conseguir alguns apoios entre hoje e amanhã talvez consiga ir.” 

Hoje, no entanto, revelou ao GolfTattoo que vai mesmo jogar na Dinamarca: “Falei com o meu pai, com a minha namorada e também com algumas pessoas que me vão ajudar, além de contar com o Banco BIG e com a Fantástic Win, que são os meus patrocinadores. É mais uma oportunidade que tenho e espero fazer uma boa prestação.” 

Ricardo Santos, que foi 13.º na Madeira, também joga o Made in Denmark e os dois portugueses irão juntos para a Dinamarca e partilharão o quarto no hotel oficial do torneio. “É sempre bom estar acompanhado por um bom jogador português”, congratulou-se Tiago. 

Tiago e Ricardo tornaram-se profissionais no mesmo dia, 6 de Fevereiro de 2006, e nos primeiros anos competiram juntos no circuito espanhol e no Challenge Tour. Juntos, formando parelha, deram a Portugal a sua melhor marca de sempre na World Cup, em 2009, no Mission Hills Golf Club, em Shenzhen, na China. 

Mas há mais uma novidade, melhor, mais uma boa notícia para Tiago: José Correia, presidente da PGA de Portugal, telefonou-lhe  ontem comunicando-lhe que lhe tinha obtido um convite para jogar uma prova do Challenge Tour em Setembro (de 3 a 6), o Cordon Golf Open, no Golf Blue Green de Pléneuf Val André. 

Em relação ao facto de ter subido quase 500 lugares no ranking mundial, afirma que já esteve bem melhor classificado na tabela do que actualmente. “É um bocado difícil subir no ranking quando não conseguimos jogar provas do Challenge Tour ou de outros circuitos, mas é sempre positivo quando temos uma oportunidade de mostrar valor. É certo que às vezes não as conseguimos aproveitar, mas desta vez fiz uma grande semana.”

Tiago Cruz está a protagonizar uma boa época em 2015. Só ele, além de Ricardo Melo Gouveia, soma duas vitórias (Taça PGA Ibérica e Open Ilha Terceira) no PGA Portugal Tour, bem como três terceiros lugares – e importa não esquecer que ele foi o melhor português na última época (2014-2015) do Algarve Pro Golf Tour, igualmente com dois triunfos.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar