Tiago Cruz sagra-se n.º 1 no Algarve Tour

Putt de 20 metros de inglês impede vitória do português no Castro Marim Classic

Foto
Tiago Cruz foi o melhor na presente época no APGT / © FILIPE GUERRA

Houve um play-off a três, hoje, na segunda e última volta do Castro Marim Classic, e foi por pouco – de forma incrível, diga-se – que não saiu de lá um vencedor português. No primeiro buraco do desempate por morte-súbita, no 10 (par-4), Tiago Cruz bateu um approach que deixou a bola a dois palmos da bandeira, bola dada; o seu rival, Jordan Smith, deixara a sua no green, mas a uns 20 metros da bandeira… e não é que este inglês meteu esse putt para birdie? 

“Eu a pensar que tinha o buraco na mão…”, lamentou o bicampeão nacional de profissionais ao GolfTattoo, logo após o desenlace da prova que decorreu no percurso Grouse+Guadiana (par-72) do Castro Marim Golf & Country Club. 

O terceiro elemento no play-off, Adam Runcie, batera a saída para o mato, andou embrulhado e acabou por apanhar a sua bola; com ele fora de jogo, Cruz e Smith seguiram para o segundo buraco do desempate, no 18 (par-4); saíram ambos para o meio do fairway, depois o português bateu o segundo shot para cerca de quatro metros da bandeira, ficando com a bola a descer, ao passo que o inglês ficava a quatro metros, a subir. Tiago falhou, Jordan meteu, para o seu terceiro título este ano no Algarve Pro Golf Tour. 

Numa prova que contou com 66 jogadores, Tiago Cruz (70-67), Jordan Smith (65-72) e Adam Runcie (70-67) tinham concluído os 36 buracos regulamentares com 137 pancadas, 7 abaixo do par. 

Cruz acabou por partilhar o segundo lugar com Rumcie, mas garantiu o primeiro lugar final na Ordem de Mérito do Algarve Pro Golf Tour, época 2015-2016, já que Ricardo Santos, o único que ainda podia destroná-lo, acabou no grupo dos 18.ºs, com 143 (70-73). 

Cruz amealhou 3500 pontos pelo segundo lugar elevando para 44.391 pontos, enquanto Santos está com pouco mais de 36.000 pontos. A vitória por cada torneio vale 5.000 pontos. 

Para a conclusão da época, falta jogar o Castro Marim Classic II, a 12 e 13 de Março. E aqui Tiago Cruz vai tentar finalizar a com a sua quarta vitória da temporada no circuito. 

“Estou bastante satisfeito, ganhei três torneios e acho que fiz uma época muito regular, com muitas voltas abaixo do par”, comentou Tiago.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar