Thomas Tuchel é o homem que se segue em Dortmund

Vai suceder a Jürgen Klopp como treinador do Borussia.

Foto
Tuchel, à esquerda, vai render Klopp, à direita Ina Fassbender/Reuters

O alemão Thomas Tuchel, antigo treinador do Mainz, vai suceder a Jürgen Klopp no comando técnico do Borussia Dortmund, anunciou neste domingo o clube oito vezes campeão da Bundesliga.

“Thomas Tuchel vai ser o treinador do Borussia Dortmund a partir de 1 de Julho de 2015. O técnico de 41 anos assinou um contrato válido por três anos. A chegada ao Borussia Dortmund de Thomas Tuchel vai ocorrer uma semana depois do fim da temporada. Até essa altura, nenhum dos envolvidos vai fazer qualquer comentário”, lê-se no site oficial do clube na Internet.

O antigo defesa do Estugarda Kickers e do Ulm iniciou a sua carreira de treinador na formação de Estugarda, Augsburgo e Mainz, tendo assumido, no início da época 2009-10, a equipa principal do Mainz, tendo como maior feito o quinto lugar na Bundesliga na segunda temporada.

Na quarta-feira, Jürgen Klopp anunciou que vai abandonar o Borussia Dortmund no final da temporada, apesar de ter contrato até 2018. O técnico germânico de 47 anos pegou na equipa em 2008, numa altura em que o clube passava por uma grave crise financeira, e conquistou dois títulos de campeão (2010-11 e 2011-12) e uma Taça da Alemanha (2011-12), tornando-se no primeiro treinador da história do Borussia a conquistar o campeonato e taça na mesma temporada.

Em 2013, Klopp apurou o Dortmund para a final da Liga dos Campeões, tendo na altura perdido para o Bayern Munique, no Estádio de Wembley, em Londres.

O antigo avançado, que fez grande parte sua carreira no Mainz, clube em que depois iniciou a carreira de treinador, abandona Dortmund também com duas Supertaças germânicas no currículo (2013 e 2014), dois segundos lugares na Bundesliga (2012-13 e 2013-14) e uma final da Taça da Alemanha em que saiu derrotado (2013-14).

Esta temporada, o Borussia Dortmund está a fazer um percurso bastante irregular, tendo já mesmo ocupado o último lugar da Bundesliga. Actualmente, segue na oitava posição da prova, a cinco pontos dos lugares de acesso às competições europeias.

Sugerir correcção
Comentar