Telma Monteiro na final do Mundial de judo

Foto
Telma Monteiro com Marti Malloy nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 JOHANNES EISELE/AFP

A portuguesa Telma Monteiro qualificou-se para a final do Campeonato do Mundo de judo, na categoria de -57 quilos, garantindo no mínimo uma medalha de prata. Ao início da tarde, a portuguesa acabou por perder a final com a japonesa Nae Udaka.

A judoca do Benfica venceu os primeiros quatro combates em Chelyabinsk, na Rússia. Começou por derrotar a cazaque Sevara Nishanbayeva, por ippon, em apenas 21 segundos, antes de bater, por yuko, a norte-americana Marti Malloy, desforrando-se assim da prematura eliminação nos Jogos Olímpicos Londres 2012.

Malloy, número três do "ranking" mundial e medalha de bronze em Londres, tinha acabado de deixar pelo caminho a japonesa Kaori Matsumoto, actual campeã olímpica.

No terceiro combate, Telma Monteiro impôs-se à suíça Fabienne Kocher, em 39 segundos, também por ippon, depois de um waza-ari

No combate de acesso à final, Telma Monteiro, 11.ª do ranking, derrotou Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, com um ippon a 1m13s do final.

Em Mundiais, a judoca nunca conquistou o ouro, tendo, no entanto, conseguido três medalhas de prata (Rio de Janeiro 2007, Roterdão 2009 e Tóquio 2010), além de uma de bronze (Cairo 2005).

Sugerir correcção
Comentar