Telma Monteiro ganha bronze nos Europeus

Judoca portuguesa, nona do ranking mundial, venceu a romena Corina Caprioriu (5ª) e faz pleno de dez medalhas em dez participações.

Foto
Telma Monteiro era a grande esperança portuguesa para subir ao pódio Toru Hanai/AFP

A judoca portuguesa Telma Monteiro fez esta quinta-feira história ao conquistar a 10.ª medalha em outras tantas participações em Europeus, alcançando o bronze na categoria de -57 kg em Montpellier, França.

No combate decisivo com a romena Corina Caprioriu (quinta do ranking mundial), a olímpica portuguesa (nona) foi mais forte e venceu o combate por ippon, conquistando novo pódio, desta vez conseguido através das repescagens.

Telma Monteiro começou por vencer a suíça Emilie Amaron (65.ª), por ippon, em apenas oito segundos, mas, depois, foi derrotada pela austríaca Sabrina Filzmoser (10.ª), por yuko, sendo assim obrigada a ir às repescagens.

Aqui, começou por afastar a húngara Hedvig Karakas (15.ª), por yuko, antes de chegar ao bronze com o contundente êxito sobre Caprioriu, pela pontuação máxima, ippon.

Este foi o melhor desempenho luso no primeiro dia dos Europeus, com seis judocas em acção: apenas Telma (-57 kg), Nuno Carvalho (-60 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) conseguiram vencer os combates de estreia, embora apenas a primeira tenha tido acesso ao quadro secundário.

Telma, ao contrário de Nuno Carvalho e Oleinic, teve a vantagem de competir num peso com menos inscritos e daí a derrota no segundo combate, por ser prévia à decisão das semi-finalistas, assegurar-lhe a possibilidade de lutar pelo bronze.

Das quatro primeiras cabeças de série, a lusa tinha sido a única que não se conseguiu apurar para as meias-finais, com Filzmoser, a quinta favorita, a ocupar o seu lugar.

Joana Ramos (-52 kg), medalha de prata nos Europeus em 2011, foi eliminada pela espanhola Laura Gomes, mais bem classificada, logo aos 1m10s do primeiro combate, por ippon.

Igual destino teve Leandra Freitas, no -48 kg, que, perante a francesa Amadine Buchard, perdeu também pela pontuação máxima.

Dos três portugueses no escalão masculino, Nuno Carvalho (-60 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) foram os que tiveram melhores resultados, enquanto Diogo César perdeu logo na estreia, por waza-ari, frente ao bielorrusso Vadim Shoka.

E, se Diogo César caiu perante um adversário 22 lugares atrás dele na classificação mundial, Nuno Carvalho (53.º do Mundo) e Oleinic (58.º) até superaram judocas mais bem posicionados nas respectivas categorias.

O primeiro começou por vencer o holandês Mikos Salminen (34.º) e Oleinic bateu o britânico Nathon Burns (44.º).

Nos combates seguintes, Nuno Carvalho perdeu com o arménio Hovhannes Dautyan (37.º), por waza-ari, e Oleinic não teve hipóteses frente ao poderoso russo Mikhail Pulyaev (8.º), que venceu em 31 segundos.

Sugerir correcção
Comentar